UFLA RECI TECH

Reci Tech: UFLA Paraíso recebe visita de estudantes em evento de sustentabilidade ambiental

Por: . | Categoria: Educação | 02-12-2023 00:12 | 152
Foto: Divulgação

Mais de 150 estudantes de escolas de quatro cidades da região marcaram presença no Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal de Lavras (Ictin-UFLA) em São Sebastião do Paraíso, quarta-feira (29/11). A visita faz parte das atividades do 2º Reci Tech, um evento focado na coleta de Resíduos Elétricos e Eletrônicos (REE’s).

O Reci Tech, que segue até o fim do semestre, conta com a participação de alunos de 12 escolas de seis municípios, incluindo Pratápolis, Cássia, Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, Monte Santo e São Sebastião do Paraíso. A iniciativa ambiental busca coletar e destinar adequadamente os REE’s e tem como objetivo unir esforços para desenvolver a consciência ambiental entre estudantes do ensino médio.

Os participantes foram envolvidos em uma competição para coletar a maior quantidade de resíduos eletrônicos, incluindo computadores, tablets, monitores, teclados, lâmpadas, rádios, telefones, carregadores, pilhas, baterias e fios. A turma que arrecadar mais resíduos será premiada, incentivando a participação ativa e o aprendizado sobre a importância do descarte adequado de REE’s.

A professora Roberta Alves, coordenadora do Reci Tech, ressalta que a visita ao câmpus Paraíso é uma das principais ações do Recitech. “Além de educação sobre reciclagem, os alunos visitantes têm a chance de interagir com professores e estudantes universitários, para expandir o conhecimento e interesse nas ciências e tecnologias. Eles participaram de palestras e apresentações dos cursos oferecidos pela Universidade, com ênfase especial nas áreas de Engenharia, incluindo uma pequena mostra de trabalhos e demonstrações de disciplinas como Robótica e Química, apresentadas por estudantes e professores da UFLA”, destacou.

Para Giovana, estudante do 1° ano da Escola Estadual Maria Leonor Nasser, de Ja-cuí, a oportunidade serviu para inspirá-la sobre qual carreira seguir.

“Entender como são os cursos me acendeu uma grande vontade de  cursar Engenharia a, especialmente a Engenharia de Produção. E saber que temos uma universidade pública aqui tão próxima da nossa cidade é algo muito positivo. Ainda falta muito para eu concluir o ensino médio, mas já estou com o foco em vir para a UFLA de Paraíso”, contou a estudante.

Para Davi, estudante do 3° ano da rede particular de Cássia, a visita foi bastante proveitosa para tirar dúvidas que ele tinha sobre a Universidade. “Gostei bastante de vir conhecer o câmpus da UFLA em Paraíso. Para quem está terminando o ensino médio é um momento muito oportuno para conhecer as possibilidades de oportunidades no ensino superior. A visita teve muitos exemplos práticos da Engenharia de Produção, que é um dos meus interesses. Então adorei ter essa experiência”, enfatizou o estudante.

A coleta de REE’s continuará acontecendo nas próximas semanas, e o encerramento se dará com a análise e pesagem da quantidade de material arrecadado por cada turma participante.

“A turma que arrecadar a maior quantidade será reconhecida e premiada pela conquista. É importante ressaltar que o objetivo do Reci Tech é ir além dos muros das escolas e da Universidade. A ideia é motivar esses estudantes para eles se tornarem inspiração para outras pessoas na proteção do meio ambiente. O objetivo é fortalecer o suporte comunitário, essencial para criar um futuro sustentável. A união de esforços transforma ideais ambientais em práticas diárias”, finalizou a professora. (Alana Karina Vieira de Freitas)