NESFA

4 maneiras de se conectar com adolescentes

Por: . | Categoria: Educação | 13-12-2023 09:41 | 169
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional Foto: Reprodução

A adolescência é uma fase da vida marcada por muitos desafios. Os conflitos entre pais e filhos tendem a aumentar. É na adolescência que o ser humano busca estreitar as relações sociais fora da família e procura a aceitação do grupo.

Algumas atitudes, entretanto, podem auxiliar o adulto a estreitar laços com o filho adolescente: 

  1. Converse muito

Tenha boas conversas com seus filhos e se esforce para demonstrar interesse pelo mundo dele. Tente não dar sermões o tempo todo. Antes disso, seja exemplo. Dialogue sobre os mais diversos assuntos e escute mais do que fale. Os adolescentes também necessitam de atenção. Não tenha medo de pedir desculpas sempre que necessário. Isso mostra que você também se esforça para ser melhor.

  1. Estabeleça uma rotina de convívio familiar

Algumas regras como fazer as refeições juntos sem levar celular para a mesa, ter um passatempo em comum, tirar um dia da semana para passear, são algumas estratégias que auxiliam na convivência saudável com os filhos.

Lembre-se também de oferecer limites e sentimento de pertencimento familiar. Isso contribui para que o adolescente seja seguro de suas escolhas.

  1. Respeite a opinião de seu filho

Bater de frente só vai afastá-lo. Precisamos entender que nossos filhos podem ter opiniões diferentes das nossas. Dê espaço para que ele se sinta confortável em expor o que pensa e, em vez de criticar, procure entender o porquê ele pensa assim. Explique sua posição sem ofendê-lo e faça com que ele reflita.

  1. Se interesse por ele

Entre no mundo dele. Permita que ele escolha alguns passeios, filmes e séries para assistirem juntos, deixe que ele selecione a playlist do carro de vez em quando. Assim você demonstra que ele é importante pra você. Se você tem mais de um filho, procure ter alguns minutos a sós com cada um deles durante a semana.