SEMPRE-SUDOESTE/MG @ IN–FORMAÇÃO

SEMPRE-SUDOESTE/MG organiza Assembleia para discutir reajuste salarial dos Servidores Públicos Municipais para o ano de 2024

Por: . | Categoria: Cidades | 26-01-2024 16:05 | 411
Foto: Divulgação

Na data de 24 de janeiro deste ano, na sede da Associação dos Funcionários Municipais - AFM, foi organizada Assembleia Geral pelo Sindicato para discutir o reajuste salarial dos servidores públicos municipais para o ano de 2024.

A data base da revisão salarial dos servidores ocorre todo ano no mês de fevereiro, conforme previsto na Lei Orgânica do Município, com o objetivo de recompor a renda dos servidores comprometida pela inflação acumulada no ano anterior.

Dessa forma, a Assembleia após deliberação chegou a proposta de reajuste salarial de 10% (dez por cento) de acordo com o índice inflacionário IPCA referente ao mês de dezembro de 2023 no percentual de 4,62%, acrescido do percentual de 3% do crescimento econômico dos anos anteriores (PIB) e mais 2,38% de ganho real.

Com a proposta, os servidores pretendem amenizar o impacto que vem sofrendo ao longo dos anos, haja vista que o reajuste dos servidores sempre está ficando abaixo do aplicado pelo Governo Federal no salário mínimo, que esse ano oficializou em 6,97%.

Na mesma ocasião, também foi discutido o reajuste do auxílio alimentação, que por sua vez foi decidido em alterar a Lei Municipal 3.184/2005 para que o reajuste anual seja de livre negociação entre as partes (Município e Sindicato) bem como para o ano de 2024 em implementar o acréscimo de R$ 200,00 no auxílio, totalizando o montante de R$ 419,20.

O Sindicato encaminhou, no dia seguinte a Assembleia, ofício ao gabinete do prefeito municipal, requerendo a revisão anual salarial, bem como apresentando a pauta de reivindicações da categoria, contendo os temas mais importantes requeridos pelos servidores, aguardando, desse modo, qual será o posicionamento do chefe do Executivo.