AVIAÇÃO DO EXÉRCITO

Paraisense comanda o 3º Batalhão de Aviação do Exército desde dezembro

Por: . | Categoria: Brasil | 29-01-2024 17:08 | 3820
Foto: Divulgação

Da Redação

O tenente-coronel Alexandre Martins Borges Campos, 45,  assumiu no dia 6 de dezembro de 2023 o comando do 3.º Batalhão de Aviação do Exército (3.º BAvEx), sediado em Campo Grande (MS). Paraisense, ele sucede o tenente-coronel Elton Freire de Oliveira.

A cerimônia se iniciou com a inauguração do retrato do Coronel Elton Freire na Galeria dos Antigos Comandantes, no Pavilhão de Comando do 3º BAvEx, na cidade de Campo Grande MS, oportunidade no qual lhe foi entregue o distintivo de comando dourado.

A cerimônia de transmissão de comando do Batalhão Pantera, foi presidida pelo comandante militar do Oeste, general de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha. Tenente-coronel Alexandre disse que é um grande desafio e uma enorme responsabilidade, mas está muito empolgado com essa oportunidade.

Anteriormente localizada em Taubaté (SP), a sede do 3º BAvEx foi transferida para Campo Grande (MS), em ato publicado em 25 de abril de 2008, passando a atuar junto ao Comando Militar do Oeste (CMO). A transferência do Batalhão Pantera se iniciou em janeiro de 2009, com a ativação de um destacamento que, contando com seis aeronaves HA-1 Fennec e um efetivo de 90 militares especialistas em aviação, se estabeleceu em local próximo ao aeroporto de Campo Grande, onde se iniciaram as obras para a instalação física da unidade. A conclusão da transferência da OM para a nova sede ocorreu gradativamente durante os anos seguintes. Terminado este processo, todo o efetivo de aproximadamente 350 militares e os 16 helicópteros estavam em condições de operar.

O NOVO COMANDANTE ATUOU EM VÁRIAS UNIDADES
Nascido em 24 de maio de 1978 em São Sebastião do Paraíso, o tenente coronel de Cavalaria Alexandre Martins Borges Campos é filho de Homero Borges Campos e Vita Martins Grilo.

Incorporou-se às fileiras do Exército Brasileiro em 22 de fevereiro de 1997 na Escola Preparatória de Cadetes. Ao concluir o curso de Cavalaria na Academia Militar das Agulhas Negras, foi declarado Aspirante A Oficial em 24 de novembro de 2001, sendo incorporado no 2.º Regimento de Carros de Combate.

Realizou o curso de piloto de aeronaves em 2006, e fez estágio de pilotagem tática e curso de piloto de combate em 2008. Concluiu curso de aperfeiçoamento de oficiais na ESAO em 2009, e estágio de pilotagem com OVN em 2010, curso de prevenção de acidentes aeronáuticos CENIPA em 2018. Curso avançado de aviação em aviação em 2019. Em 2022 concluiu o curso de Comando e Estado-Maior do Exército.

Dentre as principais funções exercidas, comandou o Pelotão de Fuzileiros Mecanizados no 2.º Contingente da Missão de Paz no Haiti, Minustha, comandou a Esquadrilha de Reconhecimento e Ataque do 2.º BAvEx. Foi instrutor do Curso de Cavalaria da AMAN, 54 do 1.º BAvEx. Comandou o 10.º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, chefiou a Seção de Planejamento e Coordenação do Apoio Aéreo e Naval da Divisão de Aviação do COTER, e exerceu a função de E3 da 1.ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Em sua trajetória nas fileiras do Exército foi condecorado com a Medalha Sangue do Brasil, Medalha Militar de Prata, Medalha do Pacificador, Medalha Corpo de Tropa com Passador de Bronze, Medalha Marechal Osório “O Legendário”, Medalha Marechal Tompowsky e Medalha das Nações Unidas.

Foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2021. Ao ser nomeado comandante do 3.º Batalhão de Aviação do Exército, o tenente coronel de Cavalaria Alexandre Martins Borges Campos estava servindo na 1.ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, sediada em Santiago, no Rio Grande do Sul.

É casado com a psicóloga e ex-militar, Deniandra Reis Pereira, e tem um filho. (com informações de Adriano Borges)