CMPD

Membros do CMPD de Paraíso participam em BH do Workshop Práticas Inovadoras no Cuidado e Prevenção às Drogas

Por: Nelson Duarte | Categoria: Brasil | 02-03-2024 06:00 | 682
Foto: Divulgação

Membros do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de São Sebastião do Paraíso participaram em Belo Horizonte do Workshop Práticas Inovadoras no Cuidado e Prevenção às Drogas, realizado dia 19 de fevereiro no Salão Nobre da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O Governo de Minas firmou por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), parceria com a UFMG para qualificar o atendimento de usuários de drogas e seus familiares.

A parceria foi selada com o Workshop, evento que fez parte da Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo. Reuniu autoridades e especialistas também de instituições parceiras para debater questões fundamentais, abordando desafios e avanços na política sobre drogas, baseadas em estratégias de cuidados às populações vulneráveis.

Os debates foram divididos em três painéis.  Um dos temas abordados no evento foi sobre a nova vacina contra o crack e cocaína (Calixcoca), desenvolvida pelo professor Dr. Frederico Garcia, do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina que induz a produção de anticorpos que se ligam à droga, impedindo que ela chegue ao cérebro e produza o efeito psicoativo.  A vacina inibe os efeitos da cocaína e do crack no cérebro e ajuda o consumidor abandonar a dependência das drogas. Entretanto, ressalta-se “que a vacina não seria indicada indiscriminadamente para todas as pessoas com transtorno por uso de cocaína”.

Para a subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sejusp, Cláudia Leite, a união entre governo e academia potencializará os resultados. “A reativação e instalação do Cread atuará de forma integrada com a UFMG, oferecendo um serviço especializado na atenção direta e no atendimento qualificado aos dependentes químicos e aos seus familiares. Unir a política pública e academia é fundamental para a realização de ações efetivas, baseadas em evidências. Vamos avançar e trazer grandes resultados”, assegura.

O professor Frederico Garcia, da Faculdade de Medicina da UFMG, enxerga no Cread uma fonte de benefícios para todos. “Poderemos colaborar com o fortalecimento dessa política, inserir evidências científicas para a tomada de decisões, e trabalhar uma série de aspectos que precisam ser aprimorados”. 

ATUANTE
O CMPD de São Sebastião do Paraíso realizou várias ações em 2023, como o primeiro Fórum na Semana Estadual de Prevenção às Drogas do Estado de Minas Gerais, e a também Caminhada para a Paz, na Praça Comendador José Honório.

Convite foi formulado à subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sejusp, Cláudia Leite, para que compareça ao segundo Fórum, previsto para junho, em Paraíso.

Solicitado ao prefeito Marcelo Morais, o transporte de conselheiros a Belo Horizonte para participarem do Workshop foi disponibilizado pela Prefeitura.