CURTAS EDIÇÃO 2800

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 23-03-2024 03:35 | 107
Foto: Arquivo

Ruídos sonoros
Está em pauta para a sessão desta segunda-feira (25) dentre novos projetos na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, o que “dispõe sobre a emissão de ruídos sonoros excessivos provenientes de escapamentos de veículos automotores, e impõe penalidades” aos infratores. Assinado pelos nove vereadores e vereadora Cidinha Cerize, referido projeto de grande alcance social, de vez que uma das maiores queixas em Paraíso, reside exatamente no abuso e perturbador barulho provocado, dia e noite, por veículos automotores, notadamente motocicletas.

Impactos negativos
“A emissão de ruídos além das normas”, conforme justificativa no projeto, ocasiona “impacto negativo nas comunidades próximas a vias movimentadas e área de lazer, especialmente a grupos vulneráveis como pessoas acamadas, autistas e animais domésticos, prejudicando sua saúde e bem-estar. Além disso, a proposta busca garantir a compatibilidade efetiva entre os equipamentos e os veículos com o objetivo de reduzir a poluição sonora e mitigar a emissão de gases nocivos, em conformidade com as normas em vigor”. Tomara não seja apenas mais uma lei aprovada, sem o efetivo cumprimento.

Rádio
Dentro de 30 dias, conforme notícia veiculada pelo site tudoradio.com São Sebastião do Paraíso contará com uma emissora de rádio afiliada à Rede Clube FM Brasil, liderada pela Clube FM 105,5 de Brasília (DF). Será identificada como Clube FM Paraíso, e terá formato popular/hits na frequência 103.9 atualmente utilizada pela Fiel FM. Será a 10.ª emissora da Rede Clube FM em Minas Gerais. Em Paraíso será gerida pelo mesmo grupo que controla a Rádio Massa FM 101,9 que recentemente passou a ser gerenciada pelo jornalista Luiz Fernando Souza.

Dengue
Em quatro semanas os casos de dengue em São Sebastião do Paraíso tiveram aumento na ordem de 60%. Entre 18 de fevereiro e 15 de março foram registrados 102 casos positivos e 120 negativos da doença. Há 301 pacientes que procuraram atendimento médico com sintomas que sugerem dengue, ainda aguardando resultados de exames, além de 143 pessoas que recusaram fazer teste laboratorial. O município se aproxima de 200 casos confirmados de dengue em 2024, felizmente sem nenhum óbito atribuído à doença, ou sendo investigado.

Autografada
No Mega Leilão a ser realizado no dia 7 de abril no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar), em benefício da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso e Fundação Gedor Silveira, será leiloada camisa exclusiva da Associação Atlética Paraísense autografada por 30 renomados ex-jogadores que integraram aquela equipe e recentemente estiveram em Paraíso na festa comemorativa aos 105 anos daquele agremiação, fundada em 5 de março de 1919.

Fios e cabos soltos
Semana passada o Jornal do Sudoeste publicou matéria do colunista Sebastião Tadeu Ribeiro na qual abordou o número de fios e cabos de empresas de comunicação que estão arrebentados em diversos pontos de São Sebastião do Paraíso, ocasionando perigo de acidentes, além de causar poluição visual, enfeando vias públicas. Após a publicação, de diversos locais na área central e bairros mensagens foram enviadas para a redação, explicando que também convivem com esse descaso que vem de longa data.

Dia D contra a Dengue
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais está coordenando, por meio das 28 Unidades Regionais de Saúde, o Dia D contra a Dengue, que será realizado neste sábado (23/3), em todo o estado. Mais de 600 municípios mineiros já aderiram ao movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, com a previsão de diversas ações de mobilização que buscam orientar e conscientizar a população sobre como manter ambientes livres de focos do Aedes aegypti.

Várias atividades
Estão previstas blitz educativas, passeatas, atividades lúdicas em escolas e em locais com grande circulação de pessoas, entrega de material informativo, palestras e rodas de conversas, além de visitas às casas para orientar e conscientizar moradores de que a responsabilidade diária de combater a dengue, zika e chikungunya é também do cidadão.

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 25 de março de 1858 acontece a primeira visita pastoral à Paróquia São Sebastião. O bispo Dom Antônio Joaquim de Mello, vindo de Jacuí, permaneceu em São Sebastião do Paraíso por quatro dias. E em 25 de março de 1885 nasce José de Souza Soares, falecido em 1954. Brilhante advogado, o paraisense concluiu em 1909 o curso de Ciências Jurídicas e Sociais pela 78.ª Turma da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. No ano seguinte iniciou sua carreira de advogado em sua terra natal. Jornalista, escritor, foi eleito vereador em 1912. Assumiu o cargo de agente executivo (prefeito) devido à licença do titular em outubro de 1913 a setembro de 1914. Também assumiu uma vaga na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.