SAÚDE

Projetos do Programa de Promoção de Saúde de Paraíso se tornam referência na região

Com atividades físicas variadas, programa atende mais de 1,7 mil pessoas no município
Por: Ralph Diniz | Categoria: Esporte | 30-03-2024 21:20 | 1099
Somente no projeto de hidroginástica, 800 pessoas são atendidas pelo programa
Somente no projeto de hidroginástica, 800 pessoas são atendidas pelo programa Foto: Divulgação

Em São Sebastião do Paraíso, a celebração do Dia Mundial da Atividade Física, em 6 de abril, ganhará contornos especiais. Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como estratégica na luta contra o sedentarismo, a data ressalta a importância do movimento para a saúde. Na cidade, centenas de paraisenses participam do Programa de Promoção de Saúde, que tem sido um marco no fomento ao bem-estar, mudando a vida dos cidadãos com atividades físicas variadas, como hidroginástica, Vida Ativa, alongamentos e dança.

O impacto dessas ações, impulsionadas pelo setor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, é evidente nos números e na aceitação popular. O Projeto Hidroginástica, liderado pelo professor Olavo Martins Júnior, é um exemplo de sucesso, com 800 alunos participando ativamente em locais como Centro Social Urbano 2 e CEESP.

O Projeto Vida Ativa também se destaca, envolvendo 650 idosos em diferentes pontos da cidade, incluindo a Arena Olímpica e a Casa da Cultura. Além disso, o Projeto Alongamento e o Projeto Dança Paraíso engajam respectivamente 200 e 90 pessoas, mostrando um alcance significativo na promoção da saúde física e mental.

Essas iniciativas reúnem semanalmente cerca de 1740 pessoas, todas empenhadas em melhorar suas capacidades físicas e bem-estar psicológico. “Atendemos a cidade de forma plena, incluindo a parte alta, a parte baixa, além dos distritos de Guardinha e Termópolis,” destaca o professor, evidenciando o compromisso da gestão municipal com a saúde acessível e inclusiva. O plano de ampliação desses projetos, conforme a recuperação e revitalização dos espaços esportivos avança, promete ainda mais inclusão e benefícios à comunidade.

Segundo Martins, o investimento na qualidade das aulas, infraestrutura e manutenção reflete o compromisso da cidade com a saúde pública. A aquisição de materiais de alta qualidade, a renovação das estruturas físicas e a manutenção adequada das instalações esportivas são medidas que reforçam o propósito de São Sebastião do Paraíso em ser um exemplo de promoção de saúde. Inclusive, o modelo tem já está sendo copiado por cidades vizinhas.

“A promoção de saúde consiste em uma política, planos e programas de educação e saúde com o objetivo de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida”, relata o servidor, que conclui declarando que o compromisso da política de saúde em proteger e auxiliar na formação de indivíduos autônomos, incentivando um estilo de vida mais saudável.