PELE DE TILÁPIA

Simpósio em Paraíso aborda uso da pele de tilápia no tratamento de queimados

Por: Redação | Categoria: Saúde | 22-05-2024 06:00 | 1561
Foto: Divulgação

Uma série de eventos serão realizados nas próximas semanas para fortalecer e valorizar a tilápia, um dos peixes mais consumidos no Brasil. A agenda, que abrange desde experiências gastronômicas até inovações na saúde pública, é fruto de uma parceria entre a Peixe MG e o Circuito da Tilápia, etapa Lago de Furnas.

Em uma programação específica, dedicada à saúde pública, acontece no dia 27 de maio em São Sebastião do Paraíso, um simpósio sobre o uso da pele de tilápia no tratamento de queimados, prometendo ser um grande estímulo para essa tecnologia médica em Minas Gerais. A pele de tilápia tem uma quantidade de colágeno duas vezes maior se comparada à pele humana. Pesquisa, também mostra pequenos agrupamentos proteicos com propriedade antibiótica que protege contra dor, infecção e acelera a cicatrização.

O simpósio, apoiado pela Santa Casa de Paraíso por meio do seu Centro de Tratamento de Queimados (Cetraq), reunirá especialistas e autoridades. Este evento conta ainda com o apoio da Acissp, Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso, Secretária de Estado da Saúde, Superintendência Regional de Saúde, Ufla, Libertas, Uemg.

"Estamos empenhados em promover a tilápia não apenas como um alimento nutritivo, mas também como um recurso inovador na área da saúde. Esta série de eventos destaca o potencial multifacetado da tilápia e a importância de sua valorização em diversas frentes”, explica Jussara Lima, coordenadora do Circuito da Tilápia, que na Etapa de Furnas é realizado em parceria com a Peixe MG e tem o apoio das Prefeituras de Alfenas e Fama, Sebrae, Alago, Abrasel, Sicoob Agrocredi e Acia.

O presidente da Peixe MG, Jorge Vieira Barbosa, afirma que "a tilápia é um exemplo de sustentabilidade e inovação. Nosso objetivo com esses eventos é mostrar o quanto ela pode contribuir para a economia local, a gastronomia e a saúde pública, incentivando novos usos e oportunidades para produtores e consumidores."

“A utilização da pele de tilápia no tratamento de queimaduras pode representar um avanço significativo na medicina regenerativa, oferecendo uma alternativa eficaz e acessível para nossos pacientes. Este simpósio é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e fortalecer a rede de tratamento de queimados em nossa região.", pontua o provedor da Santa Casa de Paraíso, Fernando Montans Alvarenga

São Sebastião do Paraíso sedia hoje o Simpósio Cetraq Paraíso, focado na estruturação da linha de cuidado ao paciente queimado em Minas Gerais. O evento, que acontece no Teatro ACISSP, reúne autoridades, especialistas e profissionais de saúde.

Tratamento de queimados

O Simpósio Cetraq Paraíso - novo Centro de Tratamento de Queimados tipo III - viabilizado recentemente como hospital de referência estadual, é focado na estruturação da linha de cuidado ao paciente queimado em Minas Gerais. O evento, que acontece no Teatro Acissp, reúne autoridades, especialistas e profissionais de saúde. O Cetraq Paraíso é uma iniciativa que visa fortalecer a Rede de Atenção às Urgências e Emergências em Minas Gerais, garantindo atendimento de qualidade aos pacientes queimados.

O simpósio começa com visita técnica à Santa Casa e ao Cetraq, seguido de abertura oficial às 13h, com a presença do prefeito Marcelo de Morais - que ocupa a pasta de Secretário da Saúde, do provedor da Santa Casa Fernando Alvarenga e do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, responsável pela viabilização de recursos para a implantação do centro de queimados. O secretário estadual de Saúde, Dr. Fábio Baccheretti, participa virtualmente.

Haverá palestra virtual do Prof. Dr. Edmar Maciel Lima Júnior, da Universidade Federal do Ceará, sobre o uso inovador da pele de tilápia no tratamento de queimaduras. A programação inclui debates e apresentações de representantes da SES MG, Fhemig e SRS Passos, abordando desde a gestão de cuidados intensivos até a regulação do SUS.

O Dr. José Adorno, da Sociedade Brasileira de Queimaduras, encerrará o evento com apresentação sobre o cenário nacional e o lançamento da Campanha Junho Laranja. Os participantes também poderão desfrutar de uma degustação de tilápia organizada pelo Circuito da Tilápia e Peixe MG.

O Simpósio Cetraq Paraíso marca um avanço significativo na assistência a pacientes queimados em Minas Gerais, promovendo a troca de conhecimento e a cooperação entre instituições e especialistas para melhorar o atendimento e inovar no tratamento de queimaduras.

SERVIÇO:
Evento: 1º Simpósio Cetraq Paraíso
Data: 27 de maio de 2024
Horário: 13h
Local: Teatro da Acissp (Av. Oliveira Resende, 1350)

(por Paulo Delfante)