APC

PRÉ-CANDIDATO a vereador

Por: Fernando de Miranda Jorge | Categoria: Cultura | 05-06-2024 01:03 | 1420
Fernando de Miranda Jorge
Fernando de Miranda Jorge Foto: Arquivo

Ser vereador de uma cidade com poucos recursos como Jacuí, é necessário ter muita disposição e discernimento de separar o certo do errado. Além, de entender das raízes dos problemas sociais, urbanos e rurais, noções da história do município. Vontade de resolver e administrar conflitos, capacidade de distinguir prioridades, sim, condição do que é primeiro em tempo, ordem, dignidade.

Ser vereador é ser interpartidário, e não interposto e atrelado por terceiros que o controlam, mas que caminha lado a lado entre autoridades constituídas e comunidade com postura independente.

O vereador não é apenas alguém que vota leis, somente. É o elo direto entre você e o poder público. É quem escuta as demandas e preocupações do seu eleitor e trabalha incansavelmente para transformá-las em ações positivas. É um agente que ocupa um cargo que corresponde ao legislativo Municipal.

E nesse contexto, são funções atribuídas ao vereador: votar nas pautas relativas à formulação do orçamento anual da Prefeitura/ Desenvolver Projetos para o desenvolvimento da cidade/ Decidir na proposição de logradouros/ Propor feriados municipais/ Agir para vetar ou aprovar ações do Executivo/ Definir os limites do município/ Propor a criação de novos bairros/ Modificar o zoneamento da cidade/ Preocupar e acompanhar o sistema de trânsito urbano, Educação e Saúde/ Decidir sobre o uso do solo/ Trabalhar no planejamento do Plano Diretor, preservação da natureza, memória e cultura/ Estipular nomeações dos Patrimônios Públicos.

E aí, ainda quer ser vereador? Se por ventura alcançar uma cadeira legislativa, ou ser reeleito, vai ser cobrado de tudo isso!    

Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico
Correspondente da APC
Jacuí/MG
fmjor31@gmail.com