Dia 10 de junho de 2024 próximo passado, Capitólio (MG), sediou o lançamento do Livro: “Furnas, Peixoto e Serra da Canastra”. Patrimônios Paisagísticos e Culturais de Minas Gerais. Organizado e patrocinado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT), Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) e Governo do Estado de Minas. Contou com a presença do vice-governador de Minas Gerais Professor Mateus Simões; secretário de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira; representantes das associações: Associação dos Historiadores e Pesquisadores dos Sertões do Jacuhy, Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, Associação dos Municípios do Lago de Furnas, Montanhas Cafeeiras, Federaminas, Marinha do Brasil DelFurnas e Nascentes das Gerais. Presenças dos prefeitos de Nepomuceno, São Sebastião do Paraíso, São João Batista do Glória e Capitólio. Mais o deputado estadual Cássio Soares, sempre presente, acompanhando e defendendo as “causas” sociais do Lago e das riquezas de nossa região.
O livro é um guia de referência histórica, cultural e turístico da região, com o propósito de divulgar e promover as cidades que circundam os Lagos de Furnas, Peixoto e a Serra da Canastra. A partir do reconhecimento como patrimônios Paisagísticos, Culturais e Turísticos a região ganhou um presente sócio econômico para suas populações.
Parabéns aos produtores de textos Mauro Werkerma, Maria Elisa Ordones de Oliveira, Cláudia de Cássia Pessoa, Maria Olívia de Araújo e os coordenadores, historiadores, pesquisadores e consultores.
‘O LAGO DE FURNAS’, falar desse Lago, requer um retorno no tempo. A história começou em 1958 com o então presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira. Visionário, idealizou a construção da Usina Hidrelétrica de Furnas que daria origem ao Lago.
Fernando de Miranda Jorge
Acadêmico Correspondente da APC
Jacuí/MG – fmjor31@gmail.com