CANTO ABERTO

Músico de Paraíso é classificado no Festival Nacional Canto Aberto, em Três Pontas

Lô Vieira defende a composição “Canção” na próxima sexta-feira na Etapa Nacional do festival
Por: . | Categoria: Entretenimento | 02-07-2024 15:00 | 2343
Cantor e compositor paraisense, Lô Vieira
Cantor e compositor paraisense, Lô Vieira Foto: Reprodução

O cantor e compositor Lô Vieira, de São Sebastião do Paraíso, foi selecionado para a 12ª edição do Festival Canto Aberto - Festival Nacional de Música Popular Brasileira de Três Pontas. Representando o Sudoeste de Minas Gerais, Lô concorrerá na categoria Nacional do evento, que será realizado entre os dias 4 e 6 de julho de 2024. Com mais de 15 anos de carreira, Lô Vieira acumula mais de 70 classificações e 14 prêmios em grandes festivais por todo o país.

O festival promete reunir os grandes talentos da Música Popular Brasileira no Sul de Minas. Das centenas de inscrições, 20 composições foram selecionadas, incluindo a música "Canção" de Lô Vieira, que explora a paixão de um compositor por sua arte.

"A música "Canção" é uma composição complexa, tanto musicalmente, com uma harmonia que faz referência ao Clube da Esquina e ao teatro, quanto em sua estrutura lírica. A canção começa com a figura de linguagem da metalinguagem, propondo o título "Canção". Nesta composição, a musa é a própria canção, o que causa uma grande surpresa emocional, pois todos esperam que a musa seja um grande amor. No entanto, neste caso, o amor é pela própria canção", explica o cantor e compositor.

Lô também destacou a importância do evento para o cenário musical brasileiro e expressou sua alegria em representar São Sebastião do Paraíso no grande festival.

“O Festival Canto Aberto é um dos maiores eventos da cena autoral do país. Como todo grande festival, ele recebe uma notável cobertura midiática nacional e promove um valioso intercâmbio artístico e cultural. É uma oportunidade única para levar o nome das minhas queridas cidades, Capetinga, onde nasci, e São Sebastião do Paraíso, onde fui criado".

O evento faz parte das comemorações pelos 167 anos de emancipação política e administrativa de Três Pontas e será promovido na Tenda Cultural AMTP/SICOOB. Serão cinco dias de muita música, cultura e grandes shows.

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL
2 de julho: A fase estudantil começa com concursos de desenho livre, fotografia, produção textual e a semifinal das bandas, todas inspiradas no tema “MINAS É POP”. Jurados especializados escolherão os melhores trabalhos em cada categoria, e as bandas escolares se apresentarão no palco do festival, homenageando a rica cultura musical de Minas Gerais.

3 de julho: Grande show com o cantor Sidney Magal.

4 de julho: Apresentações da etapa local do festival, onde serão definidas as cinco semifinalistas que se apresentarão novamente no dia 6. Também serão anunciadas as vencedoras da etapa estudantil de bandas.

5 de julho: Etapa nacional com 20 apresentações de músicos de várias cidades do país, definindo as 10 semifinalistas que se apresentarão no dia 6. O dia termina com um show do trespontano Silvio Brito.

6 de julho: Grande final das etapas local e nacional, seguida de um show espetacular com Dino Fonseca