ELEIÇÕES 2024

Clima de tensão marca último debate entre candidatos à prefeitura de Paraíso

Alex Rossetti e Marcelo Morais trocam acusações durante o embate e precisaram ser contidos quando familiares foram mencionados
Por: Ralph Diniz | Categoria: Política | 05-10-2024 06:00 | 951
 Rossetti e Morais trocaram diversas farpas durante debate promovido pela Líder TV e a Libertas Faculdades Integradas. - FOTO
Rossetti e Morais trocaram diversas farpas durante debate promovido pela Líder TV e a Libertas Faculdades Integradas. - FOTO Foto: Bryan Felipe

Aconteceu na noite de quinta-feira, 3, o último debate entre os candidatos à prefeitura de São Sebastião do Paraíso. O atual prefeito, Marcelo Morais (PSD), e Alex Rossetti (PV) se encontraram no anfiteatro da Libertas Faculdades Integradas e o embate entre os dois foi bem menos cordial que o primeiro encontro, promovido pela Acissp, no final de agosto.

O debate foi organizado em parceria entre a faculdade e a Líder TV, que transmitiu o evento ao vivo para milhares de pessoas através de seus canais a cabo e do YouTube. O formato inovador, inspirado nos embates presidenciais norte-americanos, permitiu com que os candidatos andassem por toda a extensão do palco enquanto apresentavam suas ideias e faziam questionamentos um ao outro. Além disso, Morais e Rossetti tiveram uma hora de fala cada um, dividida em quatro blocos de 15 minutos cada, para administrar.

O embate entre os dois candidatos começou com um tema polêmico e que já havia sido abordado no encontro anterior: a relação da Copasa com o município. Rosseti alegou que Morais havia “mentido” para a população ao dizer em sua primeira campanha eleitoral para prefeito, em 2020, que resolveria a situação da “taxa de esgoto” caso fosse eleito. O atual chefe do Executivo paraisense usou boa parte do seu tempo no primeiro bloco para refutar a acusação do adversário e explicar seus movimentos e ações contra a companhia de saneamento.

A partir daquele momento, os ânimos no palco do anfiteatro da Libertas se exaltaram e os dois candidatos passaram a trocar farpas e acusações durante suas perguntas e respostas. Outros assuntos, como plano de carreira dos servidores municipais, melhorias na saúde, geração de emprego e renda, obras na Guardinha, Termópolis e na cidade, meio ambiente e investimentos na educação e responsabilidade com as contas públicas chegaram a ser abordados por Morais e Rossetti durante os blocos, contudo, os discursos, na maioria das vezes, permaneciam no campo das hostilidades.

O clima entre os dois candidatos piorou na parte final do terceiro bloco, após uma troca de acusações de cunho pessoal e envolvendo familiares de ambos. Nesse momento, o moderador do debate precisou intervir. Momentos antes do intervalo, Morais, insatisfeito com uma fala de Rosetti a respeito de seu pai, se dirigiu até o adversário. Uma discussão se iniciou e ambos precisaram ser contidos.

Na volta para o último bloco, alguns temas discutidos anteriormente, como o plano de cargos e carreiras e a implantação da UPA pediatria voltaram a ser discutidos. Rossetti foi o primeiro a esgotar os seus últimos 15 minutos de fala, enquanto Morais teve quatro minutos e quinze segundos para se dirigir aos eleitores de Paraíso e ao seu adversário sem poder ser interrompido por ele.

Ao final, Rossetti e Morais tiveram mais três minutos para suas considerações finais, onde reforçaram suas ideias para os próximos quatro anos caso sejam eleitos, agradeceram ao povo de Paraíso pela acolhida durante os dias de campanha eleitoral e aproveitaram para pedir votos no próximo domingo, 6.

Ao final do debate, ambos os candidatos fizeram suas considerações, oferecendo suas avaliações sobre o evento e suas participações. Alex Rossetti iniciou agradecendo aos espectadores e destacou a importância de analisar não apenas as questões técnicas discutidas, mas também a postura de cada candidato em relação às perguntas sobre a administração pública. "Infelizmente, o candidato [Marcelo Morais] fugiu de todas essas perguntas e foi para um âmbito de onde ele está com a máquina na mão", afirmou. Ele incentivou os eleitores a acessarem o portal da transparência da prefeitura e ficarem atentos ao que está acontecendo na cidade. "Esse debate foi maravilhoso, porque agora vocês têm mais clareza sobre as questões", finalizou Rossetti, deixando um recado para que o público faça uma análise crítica antes das eleições.

Já Marcelo Morais expressou satisfação com a realização do debate, agradecendo à organização e à Líder TV, responsável pelo evento. "Estou muito contente de poder participar dessa eleição. Tantos órgãos de imprensa poderiam ter feito um debate, mas não o fizeram", comentou. Ele também abordou a provocação de Alex Rossetti, afirmando que "o candidato me provocou sobre a questão do aluno, eu respondi, e ele acabou apelando". Apesar disso, Morais reforçou seu foco em continuar trabalhando pelo município. "Sei que temos pontos a melhorar, e quem já trabalhou comigo sabe que me cobro muito. No próximo domingo, peço que todos exerçam seu direito de voto para que possamos continuar transformando Paraíso", concluiu, demonstrando confiança na continuidade do trabalho.