PALESTRA NA APC

Paulo Cruvinel, paraisense engenheiro pesquisador da Embrapa fez palestra na APC

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cultura | 20-07-2024 03:53 | 907
Foto: Nelson Duarte/Jornal do Sudoeste

O engenheiro e pesquisador da EMBRAPA, paraisense Paulo Estevão Cruvinel, a convite do presidente Rômulo Aguiar Generoso proferiu na noite de quarta-feira (17), na sede da Academia Paraisense de Cultura (APC), apreciada palestra com o tema Artes, Ciências e Humanidade. “Verdadeira aula sobre a história da humanidade ligada à arte e à ciência”, conforme definiu a acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda.

Ao parabenizar o presidente da APC, Rômulo Aguiar Generoso pela iniciativa de convidar Paulo Cruvinel, e “pelo direcionamento da noite, reunião espetacular”, a acadêmica Eneida Maria Dionízio de Pádua cita Ferreira Gullar: “A arte existe porque a vida não basta”, e acrescenta que “reviver momentos históricos durante a palestra, fez muito bem para cada um de nós; ciência, cultura e arte, caminhos da humanidade, grandeza da vida”.

A acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda fez a leitura do currículo do palestrante.

SÍNTESE DO CURRÍCULO
Paulo Estevão Cruvinel é paraisense filho de Dalila Mirhib Cruvinel e José Luiz Cruvinel Filho. É casado com a engenheira Miriam Aquemi Sawanaka Cruvinel e pai de Paula Yumi Sawanaka Cruvinel Seconeli e André Akira Sawanaka Cruvinel.

Paulo é pesquisador da Embrapa, Engenheiro formado, em 1980, nas modalidades Eletrotécnica e Eletrônica, pela Faculdade de Engenharia da Fundação Educacional de Barretos, onde recebeu o Prêmio Instituto de Engenharia como o melhor aluno da turma.

É Mestre em Bioengenharia, e Doutor em Automação, pela UNICAMP.

Em 1988 desenvolveu programa de Pós-doutorado no Centro per I’Ingegneria Biomédica e Cattedra di Fisica, Università degli Studi di Roma ‘La Sapienza’, em Roma, Itália, com apoio do programa de treinamento em Laboratórios Italianos do Abdus Salam International Centre for Theorical Physics (UNESCO - Trieste – Itália) Em 1990 e 1991, desenvolveu também um segundo Programa de Pós-doutorado no Department of Land, Air, and Water Resources e Crocker Nuclear Laboratory  of Califórnia, Davis, Estados Unidos -USA, trabalho que recebeu o apoio do CNPq no programa RHAE.

Participou no grupo de pioneiros da Embrapa Instrumentação Agropecuária. É professor colaborador nos programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo, no Campus de São Carlos, junto ao Departamento de Física e Departamento de Computação e Engenharia, bem como junto à Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-graduação em Ciências da Computação.

No período de 1998 e 2002 foi Chefe Geral da Embrapa Instrumentação Agropecuária e Presidente da Comissão Técnica do Programa Nacional de Automação Agropecuária.

Do ano de 2000 a 2002 foi primeiro Secretário Técnico do Fundo Setorial de Agronegócio, junto ao Centro de Gestão e estudos Estratégicos, Brasília, trabalho esse vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

De 2012 a 2014, foi Chefe da Secretaria de Gestão Estratégica da Embrapa, Brasília. Ainda de setembro de 2015 a setembro de 2017, atuou como Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola.

Paulo é membro do Conselho de Curadores da Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos e membro do Conselho Tecnológico do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo.

 Atuou como Pesquisador Visitante do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. É autor de 12 livros e vários capítulos de livros em Automação, Gestão de Riscos e Automação Agropecuária. Tem mais de 450 artigos publicados em Revistas Científicas com política editorial seletiva, tanto nacional como internacionalmente. Orientou mais de 60 Teses e Dissertações. É autor de 23 Patentes de Invenção.

É revisor de várias Revistas Científicas nacionais e internacionais. Tem atuado como Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Em sua carreira acadêmica e de pesquisa, tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de sensores, sistemas inteligentes, gestão de risco e automação na agricultura.

Paulo é Cidadão Honorário das cidades de Barretos e São Carlos e membro da Academia Internacional de Pesquisa e Associação da Indústria e da Academia Nacional de Maçons Imortais. Também é membro do Conselho da Associação de Artes de São Carlos. Dedica-se ao violão de sete cordas.

Diante de um currículo tão vasto e rico só temos a acrescentar que Paulo Estevão Cruvinel é um paraisense que projeta brilhantemente São Sebastião do Paraíso, no âmbito nacional e internacional por sua competência e força de trabalho.  Parabéns!

Maria Rita de Cássia Preto Miranda
Membro Efetivo da APC

Arte, Ciência e Humanidade

Nós, acadêmicos desta casa, temos a felicidade de conviver com este mundo das artes. Sabemos como é importante esta convivência. Estamos sempre compartilhando a gratidão entre nós, pelos múltiplos momentos que abraçamos aqui.

Hoje foi você amigo Paulo, querido filho da Irmã Dalila, nos trazendo este alimento de alma, temperando com a arte e ciência esta humanidade.

Conhecer de si mesmo penso ser a conquista mais promissora e difícil de nossa existência: Quem sou eu? De onde eu vim? Porque vim, ou melhor, para que vim? E para onde vou, já que aqui é uma morada transitória.

Se olharmos com os olhos da alma, podemos colher alguns relances...

Você nos trouxe inspiração para a conquista de nós mesmos, querendo ser melhores e melhorar o mundo ao nosso entorno.

Quero crer que o mundo está se elevando, se observarmos o número de crianças gênios da arte e da ciência que vêm chegando com sua memória explícita, trazendo o conhecimento como os gênios do passado.

Vem aí, nosso amigo Paulo nos mostrando caminhos para a dignidade, solidariedade e o amor, investindo no novo mundo.

A nós cabe aprimorar os sentimentos, melhorar a qualidade das ações e sermos gratos por este momento de abertura de consciência.

Fica o pensamento de Gi Stadinicki:

“Ainda que a aridez instalada em muitos, às vezes, desanime o espírito jardineiro ... persiste! As tantas cores e perfumes ... a beleza leve e curativa, nunca será você. Prossigamos semeando! Flores, o bem e abraços ... bênçãos, sorrisos e olhares de paz” ...

Costumamos a perceber a presença dos anjos, arcanjos, querubins, serafins aplaudindo nossas reuniões, e nós os acolhemos ...

Amor, amor, amor.

Francisca Borges da Cunha Zanin - membro da APC