A Felicidade e a Paz que tanto almejamos, que todos buscamos, desde que descobrimos que elas são duas sensações que nos causam bem-estar, ficamos a nos perguntar, onde será que elas residem?
Nos parece que quanto mais as buscamos, mais distantes elas se apresentam. Quantos de nós estamos há muito às suas procuras, mas infelizmente não as temos encontrado.
E o por que será que não as temos encontrado? Será porque não estamos procurando no lugar certo? Muito provavelmente essa é a resposta.
Será que sabemos o caminho que possivelmente nos conduzirão até elas?
Ultimamente temos assistido de forma muito explícita, o ser humano em seu total desi-quilíbrio, em seu total egoísmo, em sua plena ignorância. Absurdos inimagináveis sendo praticados, mostrando a nossa face que, pouco ou nada aprendemos.
Guerras insanas, vidas ceifadas brutalmente, sofrimentos cruéis!
O egoísmo e a luta insana pelo poder a ascensão pessoal, têm tornado o homem um ser irreconhecível perante as leis cristãs, esquecendo ele que, aqui nada nos pertence, apenas somos usufrutuários dos benefícios divinos, e a qualquer hora o nosso pedido de despejo virá sem aviso prévio.
Os egoístas, os avarentos, os irracionais que buscam a qualquer preço as suas conquistas baseadas em bens materiais, distanciam-se cada vez mais do verdadeiro patrimônio cristão.
Mal sabem esses desavisa-dos que, na sua prestação de contas, na hora de seus acertos, todas essas escrituras, não terão nenhum valor perante a contabilidade divina, e as faturas serão dolorosas.
Clamamos aos irmãos que caminham em estradas pedregosas, enfrentando as adversidades, que não se esmoreçam, que se mantenham firme, exercitando a fé e a humildade, na busca de um porto seguro.
Que aprendamos de vez, confiar no amor infinito de Deus e Jesus, que nunca nos desamparam, torcendo sempre para a nossa evolução, vencendo as provas e expiações, nos transformando em seres evoluídos moralmente.
Que possamos também, entender de uma vez por todas, que a Paz e a Felicidade, nunca residiram em outro local, a não ser em nosso interior e o caminho que nos conduzirá até elas, nada mais é que a lei do Amor, da resiliência e da caridade.
Meus irmãos, por mais que a caminhada esteja difícil, seguir em frente enfrentando os desafios, confiando e de mãos dadas com o nosso Cristo, é e sempre será a melhor receita, a nossa melhor escolha.
Amemos sempre!
UEK – União Espirita de Kardec – São Sebastião do Paraíso, 22/07/2024.
João Batista Brandão