Em entrevista coletiva concedida na manhã de sexta-feira, 2, a presidência do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de São Sebastião do Paraíso anunciou que dará entrada no pedido de impugnação da chapa composta por Alex Rosseti (PV) e Alípio Mumic Filho para as próximas eleições, marcadas para outubro.
Na última semana, o diretório PT, em reunião extraordinária, havia decidido não compor a chapa que disputará a prefeitura, apesar do interesse de Alípio Mumic, filiado ao partido, em concorrer ao posto de vice-prefeito. Contudo, nesta semana, a decisão do Partido dos Trabalhadores foi ignorada na convenção que reuniu os três partidos políticos que integram a Federação Brasil da Esperança, que também inclui PV e PC do B, e o nome de Mumic Filho acabou sendo escolhido pelo grupo.
Diante disso, Andrey Paris, presidente do diretório municipal do PT, afirma que o partido entraria com o processo de impugnação da candidatura de Rosseti, uma vez que, segundo ele, Mumic Filho, ao se filiar ao PT, é obrigado a seguir o estatuto do mesmo. “O estatuto é a lei maior da instituição da qual ele se filiou”.
E o PT não deve parar por aí. De acordo com Paris, Alípio Mumic deve enfrentar consequências dentro do próprio partido. "O Alípio vai sofrer um processo interno ao partido, de acordo com o regimento interno e o estatuto partidário", declarou o presidente municipal do PT, que ainda confirmou que Mumic Filho poderá até mesmo ser expulso, após ser acusado de infidelidade partidária por contrariar a decisão de seu partido.
Andrey Paris também falou sobre um incidente ocorrido durante a convenção da federação, realizada no dia 30 de julho. Um vídeo que circulou pela cidade mostra um membro do PV agredindo fisicamente um filiado do PT. Paris descreveu o ambiente como “ameaçador e opressivo”, criticando a falta de ação do PV em relação ao agressor. "É uma situação muito delicada, além de nós não concordarmos com isso. Defendemos nossos princípios e somos contra qualquer agressão em ambiente político", afirma. Segundo ele, medidas legais estão sendo tomadas, e o incidente foi comunicado aos diretórios superiores da federação, envolvendo os presidentes estaduais do PT e do PV, que estão em processo de negociação sobre as consequências da agressão.
ROSSETI SE MANIFESTA
Em vídeo gravado ao lado de Alípio Mumic Filho, o pré-candidato à prefeitura de Paraíso pelo PV, Alex Rosseti, fez um pronunciamento sobre os últimos fatos envolvendo os partidos que compõem a esquerda paraisense.
“Nós vivemos em um País democrático. Se algumas pessoas dentro da nossa federação, de alguns partidos da chapa, que não apoiam a nossa chapa, não apoiam a candidatura do Alípio como pré-candidato a vice-prefeito da cidade, não apoiaram a minha como pré-candidato a prefeito, fica a critério deles tomarem todos os ritos que a justiça dá para eles fazerem e está tudo certo. E se eles quiserem fazer qualquer ação, fiquem à vontade. Mas eu quero fazer uma pergunta aqui para vocês, que eu também acredito que a dúvida de vocês: a quem interessa tudo isso, sendo que até um tempo atrás essas mesmas pessoas estavam brigando pela candidatura da majoritária? A quem interessa tudo isso, se eles queriam tanto estar dentro da majoritária e hoje eles estão com uma pessoa íntegra, uma pessoa honrosa (sic) dentro da nossa cidade, que é o Alípio? Por que que eles querem tanto que a gente não saia? Para quem está interessando tanto isso, vale pensar, vamos raciocinar juntos sobre isso e essa é a nossa resposta. E nós estamos à disposição de Paraíso e podem contar conosco até breve”, diz Rosseti no vídeo.
A COLIGAÇÃOA Coligação Experiência com Inovação será composta pela Federação Brasil da Esperança (integrada pelo PV, PC do B, e PT), pelo União Brasil, Avante. A previsão é que cerca de 50 candidatos à Câmara Municipal sejam lançados pelo grupo.