Com o fim do prazo para a realização das convenções partidárias, que se encerrou na segunda-feira, 5, os partidos, federações e coligações das cidades da região já começaram a registrar as candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores à Justiça Eleitoral. As eleições municipais acontecem no próximo dia 6 de outubro em todo o Brasil.
Em São Sebastião do Paraíso, Marcelo Morais e seu vice Daniel Tales concorrem à reeleição pelo PSD. Eles encabeçam a coligação “Transparência e Eficiência Para o Trabalho Continuar”. A dupla enfrenta o candidato do PV, Alex Rossetti, da coligação “Experiência com Inovação”. Apesar da polêmica envolvendo o PT, integrante do grupo político da oposição, o nome do candidato a vice de Rossetti que está registrado no TSE é mesmo o de Alípio Mumic. Até agora, 103 candidatos a vereadores já têm seus nomes registrados pelo tribunal.
Rogério Antonio Campagnolli da Silva e Claudinei Simoni, ambos do PL, formam a única chapa registrada até o momento em Itamogi. Eles representam a coligação “A Esperança de Mudar Itamogi”. Além disso, 40 candidatos ao cargo de vereador já estão com os nomes cadastrados no TSE.
Em Jacuí, ocorre algo semelhante. A única candidatura já oficializada é a da atual prefeita, Maria Conceição dos Reis Pereira, a Di Professora (PSD). Ela concorre à reeleição ao lado do vice e parceiro de partido, Dr. Veber Lucas. Assim como em Itamogi, 40 candidaturas a vereador já estão registradas.
Em São Tomás de Aquino, apenas a candidatura de Rodolfo Moreira Carvalho, o Rodolfo do Roneido (PSDB), está registrada no TSE até o momento. Seu vice na chapa será Marcos Teofilo, também do partido Tucano. Eles representarão a “Federação PSDB Cidadania” no próximo pleito e devem enfrentar o atual prefeito, Daniel Ferreira da Silva (PSD), que ainda está em processo de registro de candidatura. Apenas nove candidatos a vereança já registraram suas candidaturas, todos são do PSDB.
Já em Monte Santo de Minas, segundo a página do TSE, ainda não há candidaturas registradas no tribunal. Os partidos, as federações ou as coligações devem solicitar os registros dos candidatos a prefeito, vice e vereadores até 15 de agosto.
O envio do pedido de registro de candidatura pela internet, via CANDex, deve ser feito até as 8h. A orientação é que coligações, partidos e federações não deixem a entrega dos requerimentos para o último dia, a fim de evitar demora na recepção dos dados pelo sistema.
Quem perder o horário pode entregar a mídia (pen drive) com os documentos de forma presencial, diretamente na sede do cartório eleitoral, até as 19h do dia 15.