MULHER

“Frida” chega a Paraíso para combater violência contra a mulher

Nova ferramenta virtual oferece acolhimento, orientação e apoio a mulheres vítimas de violência doméstica e sexual
Por: Ralph Diniz | Categoria: Polícia | 13-10-2024 13:24 | 190
Chame a Frida, projeto da Polícia Civil de Minas Gerais
Chame a Frida, projeto da Polícia Civil de Minas Gerais Foto: Reprodução

São Sebastião do Paraíso ganhou um importante reforço no combate à violência contra a mulher com a chegada da assistente virtual Frida. Criada pela Polícia Civil de Minas Gerais, a ferramenta realiza um atendimento imediato a vítimas de violência doméstica e familiar. Frida foi lançada oficialmente no dia 23 de setembro e já está disponível para as mulheres da cidade.

Segundo o investigador Roney Vilaça, da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso, o objetivo da assistente virtual é facilitar o primeiro contato das vítimas com as autoridades, prestando orientações e acolhendo denúncias de forma ágil e confidencial. Além disso, a Frida faz uma triagem inicial, agendando atendimentos presenciais para que as mulheres possam formalizar as medidas protetivas necessárias.

No Brasil, a violência contra a mulher segue como um dos grandes desafios sociais. Dados recentes revelam que, somente no primeiro semestre de 2023, 1.238.208 mulheres foram vítimas de algum tipo de violência. Em Minas Gerais, o cenário também é alarmante. De janeiro a junho de 2024, o estado registrou mais de 75 mil casos de violência doméstica, com destaque para Belo Horizonte, que contabilizou 9.095 ocorrências no mesmo período, de acordo com o Portal Dados Abertos MG.

Segundo a PCMG, a Frida, além de ser um avanço tecnológico no combate à violência, reflete a necessidade urgente de ferramentas que garantam proteção e acolhimento às vítimas. Para Vilaça, “a ferramenta é um recurso valioso para as mulheres que têm dificuldade em procurar ajuda presencialmente ou que precisam de orientações de forma rápida e segura”. O serviço pode ser acessado através do número (35) 98411-7741, disponível 24 horas por dia, reforçando o compromisso da Polícia Civil com a segurança das mulheres de São Sebastião do Paraíso.