A Exposição “Do Lixo ao Luxo”, realizada pela professora de Artes, Fabíola Marques Pannaci em São Tomás de Aquino, em outubro, foi um projeto marcante que evidenciou a importância da reciclagem e o potencial artístico de materiais recicláveis ou descartáveis. Ao engajar alunos da Escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves, onde leciona, incentivou o uso de objetos cotidianos sem valor aparente, como base para a criação de obras de arte.
Essa abordagem inovadora não apenas despertou a criatividade e o desenvolvimento de habilidades artísticas nos alunos, mas também desafiou o conceito de beleza e valor, enfatizando uma visão crítica e sustentável.
Fabíola enfatiza que o tema “Do Lixo ao Luxo”, inspira uma reflexão sobre o impacto de nossas escolhas diárias e convida o público a repensar o consumo e o descarte de materiais. Cada obra exposta representou uma nova forma de ver o mundo, um luxo que transcende o material e emerge da inventividade e compromisso com um futuro mais sustentável”.
“A arte surge da criatividade, da observação e da habilidade de ressignificar o mundo ao nosso redor, e a exposição foi uma prova desse poder transformador, sendo o resultado do talento e da sensibilidade dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, que se debruçaram sobre um tema tão atual e relevante: o reaproveitamento de materiais descartados”, enfatiza.
Através da reutilização de plásticos, papéis, metais e outros materiais recicláveis, os jovens artistas exploraram não só a sustentabilidade, mas também a possibilidade de recriar o mundo de maneira consciente e criativa.
Fabíola afirma que “a exposição foi uma celebração do talento jovem, do olhar crítico e da capacidade de transformar o que antes era considerado lixo em arte, com significados profundos e relevância social”.