FOLIA DE REIS

Professora Ana Paula Horta publica seu 1º livro

Obra é resultado de recursos do Edital Lei Paulo Gustavo
Por: Divulgação | Categoria: Cultura | 30-11-2024 20:37 | 232
Autora apresenta o livro ao secretário municipal de Educação e Cultura
Autora apresenta o livro ao secretário municipal de Educação e Cultura Foto: Divulgação

Professora e pesquisadora de cultura popular há quase duas décadas, Ana Paula Horta acaba de publicar seu primeiro livro intitulado “Ô de dentro, ô de fora: os sentidos da devoção nas Folias de Reis”. O livro é resultado de recursos obtidos por meio de classificação no Edital Lei Paulo Gustavo de São Sebastião do Paraíso e traz o texto original da dissertação de mestrado que Ana defendeu no Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), em 2011.

Quando foi contemplada no edital, em julho desse ano, a autora fez algumas atualizações no texto e no referencial bibliográfico, suprimiu dados que estavam obsoletos e incluiu trechos de artigos que produziu durante seu doutorado em Ciências Sociais, realizado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 2022. “Procurei manter a maior parte dos escritos originais, uma vez que o objetivo das mudanças foi no sentido de circunscrever o tema a fim de ampliar não apenas o público, mas também algumas interpretações acerca de seus significados. Tive pouco tempo para fazer grandes mudanças e não daria para começar uma obra do zero, então fiz o possível para apresentar um texto bem melhor do que o da dissertação de mestrado, sem divulgar trechos da tese de doutorado, que segue inédita. Fiquei feliz com o resultado e espero que as pessoas gostem, apesar de ser um texto acadêmico e sobre um tema específico que foi tratado com uma metodologia científica, nos moldes exigidos pela pesquisa universitária”, explicou a pesquisadora.

A autora nasceu em Montes Claros, mas se mudou para Paraíso ainda criança e por isso se considera paraisense. Sobre sua relação com a cidade ela declara: “Muito do que sou devo às referências culturais de nossa região, inclusive esse trabalho que é resultado de pesquisas realizadas na Serra da Canastra e aqui. Vivemos num lugar de riquezas culturais potentes: Folias de Reis, Congadas, Moçambique e tantas outras manifestações de nossa identidade. A isso chamamos patrimônio imaterial ou bens intangíveis, riqueza que representa nossa criatividade, nossas raízes e nossa cultura. Recentemente estive numa audiência com o secretário de Cultura e Educação de nosso Município, o Dr. Lucas Cândido, e ele me disse que meu livro fará parte do acervo de autores paraisenses. Para mim é uma honra e alegria fazer parte da história de uma cidade que recebeu tão bem minha família. Paraíso é a minha cidade do coração”.

O lançamento oficial do livro será na segunda quinzena de dezembro, mas a autora já está fazendo a divulgação em escolas públicas e aproveitando para conversar com estudantes sobre a importância das manifestações populares. Os livros serão todos doados a escolas, universidades, centros comunitários, bibliotecas públicas e a pessoas que estudam o tema. Segundo ela, as rodas de conversa nas escolas são parte do projeto: “Precisei correr e fazer as visitas antes do lançamento, porque houve atraso na finalização do livro e se eu demorasse perderia a oportunidade de visitar as escolas antes do término do ano letivo. Edital tem prazo para prestação de contas e estou na correria para finalizar sem prorrogação”.

Apesar do pouco tempo para divulgação e distribuição do livro, Ana Paula afirma que isso não vai impactar negativamente o resultado do projeto e anuncia uma segunda etapa para 2025: “Uma publicação de qualidade custa muito caro no Brasil, por isso não inseri imagens nesse livro. São quase 180 páginas de texto, nenhuma fotografia. Tenho fotos lindas de Folias de Reis, inclusive algumas delas são frames de um documentário que produzimos em 2017, na Serra da Canastra, sob direção de Bruna Carvalho. Aceito Folia é o nome desse trabalho maravilhoso, do qual me orgulho muito ter feito parte.

Bom, para resumir, ano que vem vamos levar uma exposição itinerante com essas fotos a escolas, praças públicas, igrejas, asilo. Além das fotos, o livro fará parte da exposição e será novamente apresentado à comunidade escolar. Logo trarei mais notícias, por hora só posso contar que o projeto já está classificado em outro edital promovido pela Prefeitura. Vem muita coisa boa por aí, inclusive outro livro que será destinado ao público infantil”.