FALTA MEDICAMENTOS

Fila e falta de medicamentos na farmácia municipal preocupam moradores

Secretário garante reabertura de unidade na Vila Formosa e normalização no fornecimento de insulina
Por: Ralph Diniz | Categoria: Saúde | 18-01-2025 05:56 | 135
Foto: Reprodução

Pacientes de São Sebastião do Paraíso relatam que a farmácia municipal da rua Dr. Placidino apresenta filas extensas e carência de alguns medicamentos. A demanda na unidade aumentou após o fechamento da farmácia da rua Pimenta de Pádua, no bairro Vila Formosa, o que tem gerado atrasos e transtornos a quem precisa retirar remédios regularmente.

Segundo usuários do serviço, além da espera prolongada, a falta de medicamentos agrava o problema. Muitos só descobrem a indisponibilidade do remédio depois de aguardar na fila, o que gera insatisfação. Alguns moradores sugerem fixar cartazes ou avisos em local visível, informando os produtos em falta, para evitar que as pessoas aguardem sem perspectiva de atendimento.

Em resposta, o secretário municipal de Saúde, Adriano da Siqueira, explica que a principal dificuldade está relacionada à insulina, “uma produção nacional entregue via Ministério da Saúde”. Ele afirma: “Por falta de insumos, houve atraso, mas a previsão de retorno é na próxima terça-feira”.

Quanto à farmácia da rua Pimenta de Pádua, o secretário garante que não houve um fechamento definitivo, mas sim uma medida temporária devido ao encerramento de mandato e à necessidade de finalizar contratos em vários setores da prefeitura. “Tivemos que fechar provisoriamente a farmácia e centralizar o atendimento para não haver desabastecimento ao cidadão”, diz Adriano. Ele reforça, no entanto, que com a possibilidade de recontratar e repor os serviços mínimos, “a unidade será novamente colocada em funcionamento em breve”, o que deverá reduzir filas na rua Dr. Placidino e melhorar o acesso aos medicamentos para toda a população.