Composição
O prefeito Marcelo Morais, presidente da AMEG, durante encontro de prefeitos das microrregiões Sul e Sudoeste realizada em São Lourenço pela Associação Mineira de Municípios (AMM), quinta-feira (16), afirmou que pretende disputar a presidência daquela instituição nas eleições a serem realizadas em março. Sugeriu composição de chapa com outros dois prefeitos que também se declararam pré-candidatos.
Declinaram
No entanto, Luís Eduardo Falcão, prefeito de Patos de Minas e o atual presidente da AMM, Marcos Vinícius, prefeito de Coronel Fabriciano declinaram o convite de Marcelo Morais para um almoço, no qual pretendia alinhavar uma composição. Falcão deixou o evento antes do encerramento alegando outros compromissos, e Marcos Vinícios que segundo afirma-se tem a simpatia do governador Romeu Zema, vai disputar a reeleição.
Perrengue
Dos três milhões e cem mil jovens que fizeram o ENEM, apenas 12 obtiveram nota máxima em redação. Desses doze, somente um estuda em escola pública, em Minas Gerais. Significa, portanto, apenas um, em cada grupo de 258 mil estudantes. Números vergonhosos, infelizmente de forma generalizada país afora. A educação na “pátria educadora” passou da hora de ser repensada.
Trambiques
Beneficiários do INSS com aposentadorias, pensões e auxílios continuam sendo lesados com descontos indevidos, não autorizados, em nome de entidades conveniados ao Instituto. Relatório elaborado pela Auditoria-Geral do Instituto apontou número alarmante de trambiques, verdadeiro caso de polícia, e embora cópia do relatório tenha sido enviado à Polícia Federal e à Controladoria-Geral da União, a roubalheira continua.
À revelia
Ao que consta, no total são 29 “associações e sindicatos” que fazem parte do esquema fraudulento. Os descontos feitos em folhas de pagamento de beneficiários do INSS a título “filiação sindical ou associação”, giram em torno de R$ 35, a R$ 57 em conta de aposentados, sem que saibam. Advogada que atua em São Sebastião do Paraíso informou a esta coluna que somente nos últimos 15 dias foi procurada em seu escritório por grande número de aposentados.
Governador Zema
O governador Romeu Zema é aguardado em São Sebastião do Paraíso na próxima sexta-feira, dia 24. Virá acompanhado pelo secretário de Estado da Saúde, Fábio Bacheretti quando serão inaugurados o Centro Municipal de Educação Infantil “Professora Karina Rodrigues Silva” e a Escola Municipal “Waldir Mrcolini”, no bairro Diamantina, anunciado como o maior complexo educacional de Minas Gerais, solenidade com início previsto para às 8 horas. O governador e secretário também vão inaugurar o Centro de Queimados, na Santa Casa de Misericórdia.
Panos quentes
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, definiu nesta sexta-feira (17) que os agentes das forças federais não poderão utilizar armas de fogo contra pessoas desarmadas, mesmo em caso de fuga. Proíbe o uso de arma de fogo contra pessoas que não represente risco imediato de morte ou lesão dos agentes. Estipula, ainda, que o uso da arma de fogo será proibido contra veículo que desrespeite ordem de parar ou bloqueio policial em via pública, exceto quando a ação configurar risco de morte ou lesão aos profissionais de segurança pública ou a terceiros.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 19 de janeiro de 1941 foi assentada a pedra fundamental do novo prédio do extinto Instituto Monsenhor Philippe, instituição de assistência social a meninas órfãs e carentes. Desde a década anterior, o instituto funcionava em outro endereço. Localizado na avenida Angelo Calafiori, o prédio passou por processo de restauro, e atualmente abriga do moderno Hotel Monsenhor.