MILHO

Conab comprará sementes de milho produzidas em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Agricultura | 15-11-2017 11:11 | 1612
Em outubro Conselho Municipal de Desenvolvimento  Rural Sustentável fez distribuição de mudas de feijão e milho
Em outubro Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável fez distribuição de mudas de feijão e milho Foto: Divulgação

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) está com as inscrições abertas para a venda de sementes de milho em São Sebastião do Paraíso. A compra será feita por intermédio da Superintendência Regional, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Agricultores familiares interessados devem apresentar suas propostas de venda até às 16h30 do dia 30 de novembro, por meio de suas associações ou cooperativas.
A Conab irá adquirir um total de 61.240 kg de sementes certificadas de milho BRS 4103 de primeira ou segunda geração, com recursos da ordem R$ 309,26 mil repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). A compra foi solicitada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) e as sementes serão doadas a famílias de assentados, agricultores familiares, povos índigenas, quilombolas e demais povos beneficiários do Plano Brasil sem Miséria e da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica em vários municípios.
Para participar, as associações ou cooperativas da agricultura familiar devem enviar à Companhia, além da proposta de participação conforme modelo pré-determinado, também a prova de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Outra exigência é a apresentação de cópia da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) Jurídica, entre outros documentos listados no edital. Também é preciso que a cultivar a ser fornecida e a entidade fornecedora estejam inscritas no Registro Nacional de Cultivares e no Registro nacional de sementes e Mudas (RENASEM). Os documentos devem ser entregues na sede da Conab em Belo Horizonte ou enviados pelos Correios.
As propostas serão priorizadas pela proximidade dos municípios de entrega, visando aumentar a adaptação da semente, incentivar a produção local e diminuir os custos de transporte. São considerados fornecedores prioritários famílias inscritas no CAD único do governo federal, assentados da reforma agrária, mulheres e quilombolas.
A versão completa da Chamada Pública, incluindo os tipos e variedades das sementes, quantitativos e locais de entrega, está disponível na sede da Superintendência Regional da Conab em Minas Gerais, nas Unidades Armazenadoras. São Sebastião do Paraíso está entre as localidades que serão atendidas. Além disso também serão atendidas as populações de cidades como Campos Altos, Conceição do Rio Verde, Juiz de Fora, Montes Claros, Perdões, São Sebastião do Paraíso, Uberaba, Uberlândia e Varginha.