Autoridades da segurança pública do Estado de Minas Gerais receberam, terça-feira (22/11), na sede do governo, em Belo Horizonte, uma comitiva de lideranças públicas e do setor privado da região, para tratar de um dos assuntos mais delicados na atualidade. “Sabemos que a segurança pública é um assunto melindroso, mas não podemos fugir das responsabilidades. Pelo contrário, temos de nos unir cada vez mais, a sociedade com os poderes constituídos, para enfrentarmos esse problema de frente e de maneira organizada”, disse Emidinho.
Essa reunião aqui hoje foi da maior importância e muito produtiva. Não vamos descansar enquanto não mudarmos essa triste realidade que tem interferido de forma negativa na qualidade de vida das pessoas”, apontou o deputado.
Dentre os problemas levantados estão a carência de delegados, policiais civis, investigadores e policiais militares, instalações físicas inadequadas e ausência de um espaço para receber menores infratores. Algumas cidades próximas da fronteira com o Estado de São Paulo são mais vulneráveis pelo fato de ter de enfrentar grupos do crime organizado oriundos da capital paulista e de cidades maiores como Ribeirão Preto.
O prefeito de Monte Santo de Minas, Paulo Gornati, destacou que seu município precisa urgentemente de uma atenção por parte do Estado, principalmente no distrito de Milagres, que está à “deriva”. “Nós temos um problema muito sério em Milagres e precisamos de uma operação conjunta no local. Estamos próximos da divisa com o estado de São Paulo, temos que atender o município de Arceburgo e contamos com apenas dois investigadores”, argumentou o prefeito.
A vereadora de Guaxupé, Maria José, ressaltou a falta de locais para abrigar menores infratores e o presidente do Sindicato Rural do município, Mário Guilherme Ribeiro do Valle, informou sobre os assaltos constantes que comerciantes têm sofrido, quase diariamente.
Para os vereadores de Ja-cuí, Ronaldo Corrêa dos Santos, Jurcelino, João Jorge e Hernane, o município está numa situação desastrosa após o roubo ao Banco do Brasil. “Todos os dias os moradores de Jacuí precisam ir a São Sebastião do Paraíso para serviços bancários e ficam expostos a ação dos bandidos. Isso precisa de uma solução urgente”, disse o vereador Ronaldo.
Para a Secretaria de Estado de Segurança Pública é preciso atender as prioridades e “o Sul de Minas” é prioridade. Disse também que estão sendo formados novos investigados e que já está autorizado concurso público para mais 77 delegados. “Essa região tem algumas peculiaridades que envolvem maior planejamento pelo fato de ter de lidar com quadrilhas especializadas em roubos a banco”, disse o subsecretário de Segurança Pública, Airton Aparecido.
Participaram também da reunião o coronel PM Ledwan Salgado, os delegados André Pelli, Marcus Piedade (regional Guaxupé), Bráulio Stivanin Júnior (regional Poços de Caldas). Na ocasião também foi tratada a construção de uma nova delegacia para o município de Monte Belo.
(Ascom deputado Emidinho)