PROCON

Procon do Município apresenta resumo de atendimento em 2017

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Justiça | 16-02-2018 09:02 | 6671
No ano passado foram ministradas palestras de conscientização para a população local
No ano passado foram ministradas palestras de conscientização para a população local Foto: Denis Meneses

A Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de São Sebastião do Paraíso apresentou nesta semana um balanço do atendimento realizado em 2017. Conforme resumo divulgado pela Procuradoria Geral do Município órgão que administra o Procon, no ano passado foram realizados cerca de quatro mil atendimentos. “Percebemos que cada vez mais as pessoas estão mais conscientes de seus direitos e isto tem feito com que a busca pelo Procon venha crescendo na tentativa de solucionar as demandas apresentadas”, observa o procurador-geral do Município, Túlio Marcio Colombarolli.
Em 2017, o órgão realizou atendimento a 3.893 pessoas. “As maiores demandas estão relacionadas a atendimento bancário e das empresas de telefonia, sendo que o perfil do nosso público é composto em 54,9% formado por pessoas do sexo feminino e 45,1% por homens”, descreve. Questões relacionadas a serviços essenciais dominam as reclamações com 43,37% das reclamações, seguido por assuntos financeiros com 36,52%. Queixas em relação a produtos são 11,08% das reclamações e serviços privados aprecem com 6,97%. Os demais itens da lista referem-se a alimentos (0,26%), habitação (0,88%), saúde (0,83%) e não identificados ficam com 0,08%.
Ainda do perfil do consumidor, os idosos com idade entre 61 a 70 anos são os que mais reclamam ou são vítimas, com 22,89%. Em seguida aparecem consumidores com idade entre 51 a 60 anos, que representam 20,39%. Empatados com pouco mais de 14% aparecem os das faixas etárias de 31 a 40 anos e de 41 a 50 anos. Na faixa intermediária estão os com idade entre 21 a 30 anos que representam 9,75% e tem ainda a menor fatia com 1,59% da população com até 20 anos. Ainda aparecem entre os de mais idades 15,76% de pessoas com idade maior de 70 anos.
O conhecimento dos direitos do consumidor é fundamental para todas as pessoas e, principalmente, para que possa os exigir quando estiver envolvido numa relação de consumo. "Atualmente com o acesso das pessoas com mais facilidades às leis, informações e consequentemente a atuação do Procon tem se tornado cada vez mais comum as pessoas procurarem solucionar as situações que surgem neste setor", descreve o procurador-geral. O Procon atua  intermediando as incompatibilidades entre os consumidores e as entidades comerciais que fornecem bens e serviços, cuja mediação é sempre no sentido de conduzir as duas partes para um acordo.
Em Paraíso o Procon Municipal foi instituído há 24 anos. Desde a sua criação ele funciona a rua Pimenta de Pádua,1.237, no centro da cidade.
Conforme o procurador-geral do município, o Procon é o órgão que  tem a função de supervisionar as relações de consumo. Ele possui personalidade jurídica de direito público e atua como órgão auxiliar do Poder Judiciário, cujo principal objetivo é a promoção e a criação de leis pautadas nas relações de consumo, e por meio delas, executa a proteção e defesa do direito do consumidor nas dependências estaduais e municipais.  "Nós estamos sempre prontos a atender a população em seus reclames e suas necessidades neste sentido", esclarece Túlio Colombarolli. Atualmente a coordenação do Procon é exercida pelo advogado Fábio Martins de Lima.



 



4ª Semana do Consumidor
Com o objetivo de ampliar cada vez mais o acesso da população ao Procon a Procuradoria Geral do Município está preparando a realização da 4ª Semana do Consumidor. “Já iniciamos os preparativos e definimos as datas que serão entre os dias 12 e 17 de março. Como no ano passado teremos palestrantes que vão estar nas escolas, faculdades e teremos como de costume o estande na Praça Comendador José Honório (Matriz) para que as pessoas possam tirar dúvidas e se orientar”, acrescenta Túlio Colombarolli. 
O objetivo do evento é o de conscientizar e impulsionar as ações de educação, promovendo maior proximidade  entre o órgão e a população. Na oportunidade também são realizadas ações de fiscalização junto ao comércio.