DR. OLAVO

Lançamento do livro “Crônicas Inesqueciveis: de Dr. Olavo Borges

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cultura | 07-04-2018 12:04 | 913
Foto: Linah Biasi

Na noite do dia 04 de abril aconteceu no auditório do Colégio Paula Frassinetti, o lançamento póstumo do livro “Crônicas Inesquecíveis” autoria do advogado,  Dr. Olavo Borges, fundador da Academia Paraisense de Cultura.
A acadêmica Pascoalina Coelho foi a mestre de cerimônia e conduziu brilhantemente o evento.
A acadêmica Mirian Lauria Mantovani executou o Hino da Academia ao piano. 
A mensagem exordial foi proferida pelo acadêmico André Luiz Cruvinel que, declamando o poema de sua autoria intitulado “O Jardineiro”, fez uma delicada e suave analogia de Dr. Olavo Borges a um jardineiro que cultiva lindas palavras. 
A acadêmica Edyna Maldi Borges falou da importância do evento, das lembranças de seu esposo e mostrou-se emocionada. 
As pessoas presentes ouviram a gravação do Hino do Colégio Paula Frassinetti e em seguida, a Irmã Ana Maria de Campos, diretora geral do Colégio, contou que o hino foi composto em comemoração aos 80 anos da instituição, com composição musical de Edyna e letra de Olavo. Relatou ainda, a relevância e a contribuição de Dr. Olavo para o Colégio e a sociedade. 
A acadêmica Dalila Cruvinel se mostrou presente ao encaminhar um comunicado carinhoso e muito afetuoso, justificando sua ausência. 
Rayane Gomes Borges leu o poema escrito por Lucas Borges, ambos netos de Dr Olavo. Bruno Melo Borges leu o prefácio do livro, que fez com muito carinho para seu querido avô. 
A parte artística, intercalando crônicas e poesias de autoria de Olavo Borges e canções interpretadas por diversos artistas convidados, se iniciou com a acadêmica Maria Rita Preto Miranda, que declamou o poema intitulado “O Orgulhoso”.
Mirian Lauria Mantovani cantou a “Bachiana número 5” de Vila Lobos. 
De forma marcante, a acadêmica Maria Ofélia Tubaldini declamou a crônica intitulada “Pássaros feridos”.
Roberto Mezêncio soltou sua bela voz em “Força Estranha”.
Na voz inconfundível do acadêmico  Luiz Ferreira Calafiori, a crônica intitulada “Saudade” ganhou marcante interpretação. 
O acadêmico Alexandre Cavallero cantou “Nessum Dorma” e recebeu salvas de palmas da plateia. 
Com carisma, a acadêmica Leila Yunes leu a crônica intitulada “Dia de Saudade”.
Nelson Duarte acompanhado de Arthur Cardoso ao piano, tocou na gaita-ponto, “Just for tonight.”
De forma intensa, Edyna declamou a crônica intitulada “Tempo de Adeus”.
O cantor Markus Vina acompanhado por André Cru-vinel e Edyna, interpretou “Porto Solidão.”
O presidente da Academia Paraisense de Cultura Reynaldo Formagio Filho fez suas considerações finais, ressaltou a importância e relevância do evento e de Dr. Olavo Borges, mencionando o empenho de Edyna para a realização do evento. 
Para finalizar, a cereja do bolo ficou com Edyna ao acordeon e Mirian ao piano, que presentearam seus convidados com um belíssimo mosaico de tangos.
O livro de Dr. Olavo recebe apropriadamente o nome “Crônicas Inesqueciveis”. Talvez este título revele muito a personalidade do autor, seu jeito, a maneira marcante com que conduziu a vida, um homem inesquecível!
Ivan Maldi é psicólogo e membro honorário da APC