Todo mundo tem uma referência, não adianta nem pensar o contrário. Não fazemos nada, nadinha, sem antes olharmos para o lado, em todas as direções, senão, dá errado. Nossas ações dependem apenas e tão somente de nós, mas com referências, aquilo que se utiliza como modelo.
Já parou para pensar no tamanho do impacto dessa palavra? Uma referência é fundamental na nossa vida. E não me venha dizer que não tem uma referência. Muda tudo, sô! Principalmente se nos encontramos perdidos. Mas, referência de coisa boa, claro. De vida positivamente de atitudes maduras, equilibradas, não de referências de erros. Bastam os nossos, que já são muitos.
É certo que ninguém parte do nada. Ninguém se baseia em si mesmo, sempre há alguma referência para nos nortear: alguém, uma família, uma religião, um conhecimento histórico, religioso, cultural, um profissional, um trabalho, até nos tornarmos um especialista em determinada área, sendo visto como tal, e servirmos de referências. As pessoas, hoje em dia, só querem saber do que você está falando e se você realmente pode ajudá-las. Neste caso, o marketing por conteúdo é um ótimo aliado para a construção de sua própria identidade: envolver e gerar valores para as pessoas. Saber conversar sobre o interesse que a pessoa quer ouvir. Os profissionais são julgados por suas ações e nós, comuns, além de observados, estamos sendo avaliados: somos ou servimos de referência?
Entenderam tudo, não é? Como é importante esta danada referência. Quando estamos sem rumo, o sentido Norte - Sul já fará toda a diferença. Que referência nos guiará? Pois é, veja isto: Referência e Conhecimento são paralelos. Quanto maior o nosso conhecimento, mais subsídios de vida teremos. Por isso, ao escolher uma referência a seguir, todo cuidado será pouco.
FERNANDO DE MIRANDA JORGE
Acadêmico Correspondente da APC
Jacuí/MG
E-mail: fmjor31@gmail.com