RENATO ANDRADE

Renato Andrade e Cássio Soares conseguem liberação de aparelho para atender a Santa Casa e o Hospital Regional do Câncer de Passos

Por: Redação | Categoria: Saúde | 22-02-2017 04:02 | 2097
Foto: Erasmo Salomao - Ministerio da Saude





O deputado federal Renato Andrade e o estadual Cássio Soares estiveram reunidos com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, quinta-feira (16), em Brasília, para apresentar as demandas da Santa Casa de Misericórdia de Passos e do Hospital Regional do Câncer. Os deputados solicitaram e foram atendidos com a liberação de um aparelho de cintilografia de medicina nuclear, no valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão, para ajudar no acompanhamento de pacientes oncológicos e cardíacos atendidos pelo hospital.



Também participaram da reunião o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Passos, Vivaldo Soares Neto, o diretor administrativo, Daniel Porto, o diretor técnico do hospital, José Ronaldo Alves, e o secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.



Em menos de uma semana da reunião proposta pelo deputado estadual Cássio Soares para levantar as demandas da instituição para serem levadas ao Ministério da Saúde, o deputado federal Renato Andrade conseguiu uma audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, seu companheiro de partido, para apresentar as necessidades do hospital com o objetivo de ajudar a garantir o atendimento de qualidade à população, destacando a abrangência da Santa Casa de Passos e do Hospital Regional do Câncer.



O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Passos, Vivaldo Soares Neto, afirmou que o resultado dessa reunião foi além das expectativas. "Foi um sucesso. Fomos recebidos gentilmente pelos deputados e pelo ministro Ricardo Barros, que foi muito objetivo nas considerações, garantindo que o nosso pedido de um aparelho de cintilografia para atender o Hospital Regional do Câncer e o atendimento em cardiologia do hospital será atendido".



O aparelho de cintilografia irá auxiliar no acompanhamento de pacientes oncológicos e também em cardiologia, trará agilidade ao tratamento. Atualmente os pacientes do HRC que necessitam de um exame como esse buscam a cidade de referência que é Barretos, a lista de agendamento de exames tem um tempo de espera de 6 meses e essa demora interfere no tratamento dos pacientes, "além de humanizar mais o atendimento prestado pela unidade, porque hoje os pacientes precisam se deslocar mais de 480 km para a realização do exame na cidade de referência a cada 90 dias ou 6 meses. Quero agradecer o Deputado Federal Renato Andrade e o Deputado Estadual Cássio Soares que nos auxiliaram nessa reunião. Acredito que teremos o equipamento em breve beneficiando todos aqueles que necessitam", disse o provedor.



O diretor técnico do hospital, José Ronaldo, falou da satisfação de ter um pedido como esse atendido. "Com muita alegria que saímos da reunião de hoje com uma importante notícia para a saúde da região, para o atendimento oncológico e cardíaco na nossa instituição. O anúncio dessa liberação significa um avanço na medicina no nuclear que só trará benefícios aos pacientes atendidos. Gostaria de agradecer essa dupla, os deputados Renato e Cássio, por esse importante trabalho em prol de toda a nossa região".



O deputado estadual Cássio Soares avaliou que a reunião foi muito positiva. "Podemos perceber o prestígio do deputado federal Renato Andrade junto ao ministro da Saúde, uma vez que em menos de uma semana da reunião que levantou essas demandas fomos atendidos e conseguimos a confirmação do recurso para atender a Santa Casa de Passos. Também tivemos um sinal positivo em relação ao credenciamento de novos leitos com a informação de que uma equipe técnica será direcionada para tal finalidade. Outra demanda trazida é referente a UPA de Passos, também fizemos um diagnóstico inicial da unidade e foi constatado que o atendimento é demorado por conta que o Raio-x é ultrapassado, e trouxemos mais esse pedido de destinação de um novo aparelho para a unidade".



O deputado Renato Andrade destacou que a Santa Casa de Misericórdia de Passos tem um modelo de gestão que abre portas, uma instituição importante para a região e que presta um trabalho de qualidade. "Com o resultado da reunião com o ministro da Saúde Ricardo Barros marcamos um dia histórico para Passos e região.



A união política para trabalhar e fazer chegar à população as melhorias que ela precisa. Estamos agradecendo a oportunidade de desempenhar esse trabalho retornando com uma das coisas mais importantes para a população, o atendimento à saúde com qualidade. Com esse aparelho vamos transformar o tratamento oncológico e cardíaco da nossa região. Na oportunidade, cobrei sobre a situação do Hospital Otto Krakauer, solicitando uma verba de R$ 500 mil para ajudar no custeio do atendimento prestado pela instituição".



Assessoria de Comunicação do Deputado Federal Renato Andrade