14 ANOS CAFFER

Caffer Armazéns Gerais completa 14 anos atendendo aos cafeicultores

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Comércio | 28-08-2022 11:02 | 5199
Fernando Neto Pereira, diretor  da Caffer Comércio e Armazenagem de Café
Fernando Neto Pereira, diretor da Caffer Comércio e Armazenagem de Café Foto: Tiel/Jornal do Sudoeste

Quando o assunto é comercialização de café e assistência aos produtores, a Caffer Armazéns Gerais é nome lembrado pelos produtores de toda a região. Há 14 anos a empresa, dirigida por Fernando Neto Pereira, vem se consolidando como uma das maiores e melhores prestadoras de serviços do setor atendendo com eficiência, qualidade e agilidade. Estas são apenas algumas das marcas da Caffer que ao longo de todos estes anos vem caminhando lado a lado com os cafeicultores.

Atualmente a Caffer atende a cerca de 600 produtores localizados nos municípios de São Sebastião do Paraíso, Jacuí, Itamogi, Pratápolis, Passos, São Tomás de Aquino, Cássia, Guapé e Ilicínea. Os clientes são atendidos em três unidades, onde estão montados os escritórios e armazéns instalados em Guapé, Itamogi e a matriz de Paraíso. Cada um destes núcleos atende a uma região, como ocorre com Guapé, Boa Esperança e Ilicínia. Em Itamogi também são atendidos produtores de Monte Santo de Minas. “É uma região que tem um volume maior de produtores, por isso, temos a necessidade de um núcleo mais próximo de nós”, explica Fernando.

Em Paraíso está a matriz que acolhe aos cafeicultores da cidade e também de São Tomás de Aquino e Jacuí. “Temos aqui um volume muito grande de atendimento, o pessoal está sempre conosco atualizando, participando de tudo que a Caffer tem para oferecer e informar. Trazemos as novidades do mercado, os preços, as condições de armazenamento, detalhes sobre o mundo dos negócios e da comercialização na região, no Brasil e no mundo, o mercado global de uma forma geral”, comenta o diretor da empresa.

Na assistência ao cafeicultor a Caffer está presente no dia a dia com a oferta dos mais diferentes tipos de serviço. Um deles é a oferta de sacaria com a produção de uma embalagem utilizada para a armazenagem para ser estocada ou transportada. “Produzimos a juta, costuramos e disponibilizamos este tipo de sacaria que é emprestada ao produtor que é depositante aqui conosco. Ele pode usar na propriedade e trazer aqui para a gente aqui na Caffer toda a produção, ensacada”, observa. A empresa também utiliza o sistema de big bags, onde também pode ser colocado o café.

Além disso a equipe da Caffer faz todo o acompanhamento na lavoura desde o início da colheita, o final e o pós-colheita. “Na verdade, o trabalho começa bem antes com a preparação da lavoura, com o manejo, a adubação, se há necessidade de podas, irrigação e todo e qualquer tipo de trato cultural”, descreve. É ofertada toda orientação com os agrônomos e equipe técnica. “O nosso pessoal está sempre pronto para qualquer eventualidade”, acrescenta Fernando.

A Caffer visa muito o lado do produtor já que a lavoura produz apenas uma vez ao ano. De acordo com o diretor da empresa é preciso dedicar empenho, cuidado e carinho além de uma atenção muito especial ao produtor. “Imagina se você ganhasse um salário por ano, você trabalhar por longos 12 meses e ganhasse uma vez. Estamos cientes de que aquilo é parte da produção do ano inteiro para trazer aqui agora, o produtor precisa de você e nós estamos ali prontos a auxiliar”, cita.

PERSONALIZADO
Quando o assunto é classificação a Caffer tem um espaço próprio especializado para atender o cafeicultor. Trata-se de um local especial onde o produtor chega, é atendido com agilidade de forma diferenciada. “Atendemos os produtores, disponibilizamos na hora, pagamos na hora e fazemos de tudo para o produtor”, ressalta. Fernando acrescenta que a amostra chega ao escritório é levada para análise. “Vamos olhar e classificar, será dado o preço. Se fazemos negócio e compramos o produto o cafeicultor vai sair com o cheque, com dinheiro no bolso ou se preferir depositado na conta. A Caffer é tudo isso aí”, destaca.

Em relação a questão de depósito de café a Caffer possui armazéns credenciados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e atua com certificação Rainforest. Isso significa que o produto, no caso o café, foi produzido por cafeicultores que trabalham em conjunto para criar um mundo onde as pessoas e a natureza prosperam em harmonia.

Existem também os produtores que têm as fazendas, as propriedades e as lavoras certificadas. Para estes casos existem os armazéns especiais e em condições diferenciadas para receber os cafés especiais. “Tem o produtor que não é certificado, mas que tem um produto de qualidade nós utilizamos estes espaços, com os armazéns específicos para depositar esta produção”. Todo este cuidado acaba por agregar um diferencial ao preço do produto e a Caffer tem isso para oferecer e valorizar o cafeicultor.

Assim como em anos anteriores a Caffer vai participar ativamente na realização do 4º ano do Concurso de Qualidade “Paraíso dos Cafés Finos”. “O cafeicultor que quiser trazer seu produto, quiser que a preparação que traga as amostras ou se quiser guardar em especial em um dos nossos armazéns credenciados, vamos incluir, participar e agregar valor ao café”, salienta, mostrando a disponibilidade.

“A Caffer está aqui à disposição de todos. Quem quiser pode vir conhecer e nada melhor do que tomar um café conosco. Estamos de portas e braços abertos aguardando a sua visita”, finaliza Fernando.

Armazém e escritório na rua Rita Borges Libório, 127, Jardim Vitória