COLÉGIO NESFA

Ordem e harmonia familiar

Por: . | Categoria: Educação | 30-08-2023 06:29 | 1340
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional
Laura de Pádua Nascimento Rodarte, Psicopedagoga e Coordenadora Educacional Foto: Reprodução

Para todo sobrecarregado, há um folgado! Numa família saudável, o comum é que todos cooperem. Se apenas um é o que dá conta de tudo, algo está errado. Mas o que fazer para alcançar a harmonia familiar?

O primeiro passo é analisar onde está o problema. Geralmente, o sobrecarregado é também aquele que não consegue delegar. Seja por achar que o jeito que faz é o melhor, seja por comodismo ou preguiça de ensinar os demais. Se este é o seu caso, repense agora mesmo a sua prática. Você pode estar negando aos seus filhos a capacidade de evoluir como pessoa.

Outro problema é a falta de proatividade. Neste caso, vale a pena investigar se o ambiente favorece ou poda as tentativas de iniciativa. Por exemplo, a criança tenta se servir sozinha e os pais impedem com medo de que ela faça bagunça, ou ela pega a vassoura e de cara já recebe um "não pode". Acha mesmo que uma criança criada dessa forma vai se tornar um adolescente proativo e que ajuda a família? Jamais! Dentro de um preguiçoso mora uma pessoa insegura e que não teve autonomia.

A boa notícia é que tais problemas são facilmente amenizados através do desenvolvimento da virtude da ordem.

A ordem é a base de todas as outras virtudes. Quando consolidamos o bom hábito da ordem ainda na infância, fica mais fácil desenvolver as demais virtudes. No artigo de hoje, vamos focar na ordem material.

A ordem material é a capacidade de organizar o ambiente. Assim que a criança já começa a andar, é possível educá-la na ordem material. Um exemplo do que os pais podem fazer é pedir que ela jogue a fraldinha suja no lixo após a troca. Também podem ensiná-la a guardar os brinquedos, depois de brincar. Crianças um pouco maiores são capazes de tirar pó de móveis baixos, colocar a roupa suja no cesto. A partir de 4 ou 5 anos já podem arrumar a própria cama e manter o quarto organizado. Aos 7 são capazes de aspirar a casa, lavar talheres e vasilhas de plástico, colocar comida para os animais, e assim por diante.

A medida que a criança vai crescendo, ela pode assumir encargos mais elaborados em prol da família. Agindo assim, os pais estão ensinando que viver em sociedade pressupõe servir e não somente ser servido. Além disso, a ordem material também ajuda no desenvolvimento das funções executivas do cérebro, auxilia na aprendizagem, melhora a capacidade de segmentação, comparação e estabelecimento de critérios.

Assumir encargos em casa também está intimamente ligado à autoestima. Ao contrário do que muitos pensam, a autoestima melhora de forma mais eficaz quando a pessoa se sente útil do que quando ela é simplesmente elogiada. É por isso que, no Colégio NESFA, nos preocupamos em oferecer aos alunos um ambiente organizado, estimulando a autonomia e a virtude da ordem em todos os seguimentos. Semana que vem, vamos tratar de outro assunto importante: a rotina.