Verbas
Postagem feitas pelo vereador Vinício Scarano em redes digitais informa que o deputado Dr. Mauricio destinou verbas para o setor de saúde em São Sebastião do Paraíso. Os R$ 121 mil são direcionados para a aquisição de aparelho de hemodiálise e vídeo laringoscópio da Santa Casa. Ajudas sempre são bem-vindas.
Causado por aves
Manicure que há 20 anos se estabeleceu em uma sala na rua Dr. Placidino Brigagão, próximo ao cruzamento com rua Soares Neto, entrou em contato com o Jornal do Sudoeste e disse que tem enfrentado sérios problemas respiratórios. No diagnóstico médico, consta que foram causados por ela ter aspirado poeira proveniente de fezes de pássaros que vinham se alojando em árvores bem em frente ao seu local de trabalho. Atendendo pedido da manicure, o Jornal expôs o fato ao secretário municipal de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto.
Eficiência
O setor de Zoonoses e de Infectologia também se interessaram na solução do problema. O secretário Renan solicitou ao Departamento de Obras que fossem podadas as árvores, opinião compartilhada também pelo coordenador de Zoonoses Luciano Santana e por Agentes de Vigilância. A matéria para o Jornal do Sudoeste ainda estava sendo elaborada quando funcionários do Obras, fizeram a poda das árvores. Eficiência que merece aplausos.
Limpeza
O vereador Juliano Reis (Biju) também se empenhou na solução do caso, Solicitou ao secretário Renan Preto que seja feita a limpeza daquele local, trecho de rua e calçadas que foram muito afetados pelas fezes das aves, com envio de caminhão-pipa. O secretário adiantou que demais árvores naquele quarteirão, também serão podadas como medida preventiva, para que pássaros não migrem para elas.
Do Leitor
Leitor do “JS”, Daniel Augusto de Oliveira Santos em mensagem enviada para nossa redação reclama da “escuridão em ruas no Jardim Europa. A em que moro, Rua Mônaco, além de faltar um poste está com duas lâmpadas queimadas. A Rua Portugal também não tem iluminação para que pessoas possam transitar. Vejo que ruas no Jardim Europa estão largadas, sem iluminação e com mato. Outro ponto que venho observando é que a empresa coletora de lixo pega resíduos comuns, porém deixa os recicláveis jogados no chão, e a impressão de cidade suja”, disse o leitor.
Complementa
Daniel complementa que “deve ser mais divulgado a coleta seletiva, os dias e os respectivos bairros, para não ser colocados juntos e em caso de serem colocados junto do resíduo comum a empresa responsável pela coleta deve recolher para não ficar sujando a via”. A falta de coleta seletiva tem sido reclamação recorrente em outros locais.
Governador alfinetou
O governador Romeu Zema criticou em redes sociais, veto parcial do presidente Lula à lei da “saidinha”, no qual proibia saídas temporárias em datas comemorativas. “Inacreditável, o presidente da República apoiar criminosos contra a vontade dos brasileiros. A decisão dele em manter as “saidinhas” de presos beneficia condenados, vários envolvidos em violência contra mulher, colocando em risco a segurança de todos. Lugar de bandido é na cadeia”, postou o governador.
MEMÓRIA PARAISENSE
14 de Abril, Dia do Café. Nesta data, em 1952 foi criado no governo de Getúlio Vargas o IBC – Instituto Brasileiro do Café. Chamado de “Regulador”, no armazém do IBC em Paraíso e outros pelo Brasil, ao que consta, quando havia excesso no estoque, era queimado grande volume de café para diminuir estoques, objetivando melhores preços. Paraíso contou com uma unidade do IBC. Além de armazéns de estocagem e escritório havia uma vila para abrigar funcionários nas proximidades do Estádio Comendador João Alves, da Associação Atlética Paraisense. O IBC foi extinto em 1990 pelo governo Collor de Mello. Os imóveis foram cedidos para a Conab, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. (Do livro Efemérides Paraisenses).