CURTAS EDIÇÃO 2807

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 17-04-2024 05:51 | 232
Foto: Arquivo

Homenagens
Conforma anunciado pelo presidente José Luiz das Graças, a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso realizará Sessão Solene no dia 27 de junho às 20 horas. Informou aos seus pares que aqueles que quiserem incluir homenagens para esta primeira data, que apresentem os projetos, até a próxima sessão. Adiantou que em novembro haverá a última sessão solene deste mandato.

Falta d’água
A falta de água no Jardim Diamantina foi abordada pelo vereador Sérgio Gomes na sessão da Câmara, segunda-feira (15), atendendo reclamações que lhe foram feitas por moradores naquele bairro. Comentou sobre vazamento de água na avenida Brasil e rua Rui Barbosa. Disse que já virou rotina a falta do precioso líquido naquele bairro. Serginho citou a extinção de contrato com a Copasa por parte do município de Alpinópolis, e que a prefeitura daquele município anunciou a nova empresa que irá assumir os serviços.

SUS Fácil
Teceu comentários sobre o SUS Fácil. Segundo ele, de sábado para domingo, uma criança diagnosticada com derrame pulmonar, e a família desesperada porque não conseguia vaga para internação. Precisou interpelar, correr atrás dos direitos, e isso não pode acontecer. Sérgio destacou o estado de aflição da família, e comparou: “Se fosse com algum parente da gente?”. Lembrou que semana passada crianças autistas doentes precisavam e não conseguiam vagas. Não é questão de horas, são de dias, que vão se prolongando. A população cobra da gente e temos obrigação de lutar pela comunidade, disse. 

“Essencial”
O presidente José Luiz das Graças também comentou sobre rompimento de redes da Copasa, afirmando ter sido procurado por muitas pessoas. Imediatamente entrei em contato com o pessoal da Copasa, solicitando prioridade e fazer o serviço com urgência para garantir o abastecimento às pessoas que ficaram sem água. Disse que houve falta d’água segunda-feira (15) no bairro Santa Tereza. Dois caminhões-pipa auxiliaram no abastecimento aos mais necessitados. O objetivo é que o fornecimento seja normalizado o mais rápido possível, afirmou.

Destaque
O vereador José Luiz das Graças tem motivos de sobra para estar orgulhoso de sua filha Samara Sudário, que tem se destacado como nadadora. Vem conseguindo tempos cada vez mais expressivos em competições, e muitas medalhas. Disputa pela UNAERP/RECRA de Ribeirão Preto, onde no final de semana foi um dos grandes destaques no 3.º Troféu de Natação José Roberto de Biagi, subindo ao pódio cinco vezes para receber duas medalhas de prata e três de ouro. Confirmou índices para disputar o Campeonato Paulista na categoria até 13 anos.

Viatura
A 4.ª Delegacia Regional de Polícia Civil sediada em São Sebastião do Paraíso recebeu uma das 48 viaturas entregues pelo Governo do Estado na tarde de ontem (15/4). A frota foi direcionada para delegacias da Polícia Civil da capital, Região Metropolitana e do interior. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Governo, Gustavo Valadares e da chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, delegada-geral Letícia Gamboge, entre outras autoridades.

Como antes
Viaturas são sempre necessárias e bem-vindas, mas ao que se sabe, a escassez de pessoal é o grande problema, diga-se de passagem, crucial, na 4.ª Delegacia Regional de Polícia Civil, isso desde quando foi implantada, anos atrás. Em edição publicada em 23 de março de 2019 o Jornal do Sudoeste destacou que paraisenses continuavam sentindo os reflexos do sucateamento da Polícia Civil e falta de pessoal para atender o município e cidades vizinhas a Paraíso. Faltam delegados, detetives, escrivães, ressaltou o “JS”. E cinco anos após, a situação continua a mesma.

Aquém
O número reduzido de investigadores é gritante. São apenas 21 agentes para suprir cinco cidades, inclusive Paraíso, que conta com apenas 16 policiais investigadores, dos quais cinco ficam por conta de plantões, um para atendimento público na UAI – Unidade de Atendimento Integrado, além de um inspetor e um subinspetor. Operacionalmente são tão somente oito agentes para o trabalho de investigações diversas no município. Número muito aquém das necessidades.

“Esqueceram”
Inaugurada com pirotecnia em 25 de março de 2022, a Delegacia Especializada em Crimes Rurais não tem cumprido finalidade. Este é o pensamento reinante junto a agropecuaristas de Paraíso, ao mesmo tempo que reconhecem ter sido implantada, mas “esqueceram” de enviar policiais para ser operacionalizada. Citam como exemplo o número de furtos e roubos registrados, ressaltando que não são poucos os proprietários rurais que deixam de registrar ocorrências, com a convicção que se trata de pura perda de tempo.

MEMÓRIA PARAISENSE
Segundo o historiador Manoel Teixeira de Souza, em 17 de Abril de 1876 o Barão de Camargos contava com 3598 escravos em São Sebastião do Paraíso. Na proximidade de Termópolis, ao lado da trilha “Floriano” existe um muro de pedras enegrecidas, erguido em data anterior à Abolição da Escravatura, medindo 0,50 cm de largura por 1,20 de altura e que se estende afora das encostas das terras do Chapadão. (Extraído de Efemérides Paraisenses)