Professor Scolforo
Notícia alvissareira para os paraisenses é a recondução do Professor José Roberto Soares Scolforo, para reassumir a Reitoria da Universidade Federal de Lavras para mandato de quatro anos, conforme ato publicado no Diário Oficial da União nesta terça dia 23 de abril, assinado pelo presidente Lula. Professor Scolforo participou do processo, e deveras se empenhou na implantação do campus da UFLA em Paraíso.
Trabalhar e estudar
O vereador Lisandro Monteiro argumentou na sessão da Câmara, segunda-feira (22), a necessidade deputados e senadores pegarem firme para mudança da política relacionado ao trabalho de jovens. “Cabeça vazia é oficina do diabo”, afirmou o vereador, ao concordar que o país precisa investir em educação, segundo ele, a maior herança que um pai deixa para os filhos, precisa investir em esportes, mas tem que ser repensado o ingresso de jovens no mercado de trabalho. Trabalhar e estudar. Se não der certo nos estudos, dará numa profissão.
2.º Fórum
Nesta quinta-feira, 26, acontece em São Sebastião do Paraíso o 2.º Fórum Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas, evento promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas. Estarão envolvidos alguns segmentos do município e do Estado para tratar de temas relacionados à prevenção tratamento e reinserção, dentre outros. Com conhecimento de causa de quem vivencia no dia a dia os malefícios causados pelas drogas, a intenção é aprimorar o combate ao consumo que tem causado desestruturação de seres humanos e de famílias.
“Ganhando corpo”
Enquanto há órgãos públicos e privados, pessoas e entidades abnegadas combatendo o vício das drogas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso vez por outra se mostra na contramão neste assunto. Segunda-feira (22) em palestra na FIESP, afirmou que “no mundo democrático existem duas posturas possíveis para a questão das drogas ilícitas: uma, a da repressão, e outra, que vem ganhando corpo em todo o mundo, que é a da legalização das drogas mais leves, pela constatação de que a guerra contra as drogas fracassou e o modelo repressivo não conseguiu diminuir o poder do tráfico nem o consumo”.
Insuficiente
O presidente do COMAD, Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas, Norberto da Silva Nunes que usou a tribuna livre da Câmara Municipal de Paraíso, recebeu elogios de vereadores por sua atuação frente ao Conselho e da Chácara Renascer. Vereador Toninho Picirilo opinou que há pessoas que querem fazer alguma coisa para acabar com este lixo das drogas, mas os poderes não querem. Citou que ações imediatas como se viu semana passada na ação policial em Paraíso, trazem um certo conforto momentâneo para a sociedade. Mas não é o suficiente.
356 alcançaram
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) entregaram o selo de reconhecimento Bora Vacinar a 356 municípios mineiros. Essas cidades alcançaram ou se aproximaram das metas de vacinação instituídas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 2023. O selo Bora Vacinar foi criado no ano passado pelo Governo de Minas e o MPMG para estimular ações municipais de incentivo à vacinação e combater doenças imunopreveníveis, evitando assim a ocorrência de novas epidemias e o retorno de doenças já erradicadas.
Ouro e prata
O Selo Ouro é conferido ao município que atinge a meta nas 14 vacinas avaliadas para crianças menores de um ano e com um ano de idade e o selo Prata é concedido ao município que consegue atingir de dez a 13 vacinas, que são BCG, Rotavírus Humano, Pneumocócica, Meningo C, Pentavalente (DTP/HepB/Hib), Poliomielite VIP, Febre Amarela, Pneumo10 (1° Reforço), Meningo C (1° Reforço), Tríplice viral - D2, Poliomielite VOP, DTP (1°Reforço), Varicela e Hepatite A infantil.
Na região
Na região, os municípios Arceburgo, Muzambinho e São Tomás de Aquino estão entre os 122 que receberam Selo Ouro, e Cássia está junto aos agraciados com Selo Prata.O projeto tem ainda parceria da Associação Mineira de Municípios (AMM) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems).
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 23 de abril de 1928 foi criado o Grupo Escolar Coronel José Cândido (atualmente denominado Escola Estadual), instalado em 30 de agosto de 1933. O terreno onde se encontra o prédio foi adquirido pelo então prefeito, Emílio Carnevale. Nessa época, era secretário estadual da Educação, o paraisense Noraldino Lima. Se nome foi perpetuado como patrono da biblioteca da referida escola. Primeira diretora da escola foi a Professora Maria Carolina de Souza. (Extraído de Efemérides Paraisenses).