FÓRUM DROGAS

COMAD realiza o 2.º Fórum Municipal de Políticas Sobre Drogas nesta quinta (26)

Por: Nelson Duarte | Categoria: Cidades | 24-04-2024 09:59 | 782
Norberto Silva Nunes presidente do COMAD
Norberto Silva Nunes presidente do COMAD Foto: Imagem da TV Câmara de São Seb. do Paraíso

O Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de São Sebastião do Paraíso (COMAD) realiza nesta quinta-feira (26), o 2.º Fórum Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas. O evento com início às 8 horas no plenário da Câmara Municipal terá em sua programação, palestras, mesas redondas.

O presidente do COMAD, Norberto Silva Nunes, esteve sessão ordinária da Câmara Municipal, segunda-feira (22) para convidar vereadores para o 2.º Fórum.  Disse “que o problema da dependência química ou substâncias psicoativas cada vez mais atinge adolescentes e jovens. Explicou que serão tratados temas como estratégias na prevenção, tratamento e reinserção social, dessas pessoas”.  Teremos a oportunidade de receber a subsecretária estadual de Políticas Sobre Drogas, Cláudia Gonçalves Leite, pontuou.

Conforme programação, às 8 horas se inicia o credenciamento dos participantes e coffee break. O prefeito Marcelo Morais e o vice, Daniel Tales Oliveira fazem a abertura do evento às 08h30.

A seguir, entre 09 e 10 horas a subsecretária Cláudia Leite faz palestra. Mesa redonda com o tema Estratégias na prevenção, tratamento e reinserção social com a participação de Adrina Rogeri, Diretora de Saúde, marina Rogeri, coordenadora do CAPS AD III, Maísa Barreto, diretora da Superintendência Regional de Educação, Lucas Cândido, secretário municipal de Educação, Daniel Duarte Naves, secretário municipal de Esporte, Marcela Eliane da Silva Arantes, gerente de gestão do Trabalho SUAS, Lívia Alves Ricci, coordenadora do Creas, tendo como mediadora Renata de Oliveira Machado, está prevista para ser realizada entre 10h30 às 12h00.

No período da tarde o 2.º Fórum se inicia às 13h30 com palestra on-line do professor Frederico Garcia, médico psiquiatra da Faculdade de Medicina da UFMG, com o tema vacina Calixcoca. “É uma vacina que está em estudo desde 2015, já foi patenteada. Sabemos que a Secretaria de Saúde do Estado destinou R$ 10 milhões para pesquisa, para que possa se expandir a vacina”, disse Norberto.

A Calixcoca desenvolvida na UFMG é vacina terapêutica, e tida como tratamento promissor para “processos biológicos associados à dependência química”. Como coordenador dos estudos, professor Frederico aconselha que deve haver cautela, e salienta que “caso fique disponível para a população após ter passado por diversas etapas de testes, “não pode ser vista como uma solução única e definitiva, e não seria indicada indiscriminadamente para todas as pessoas com transtornos por uso de cocaína. É preciso fazer uma avaliação científica para identificar com precisão como funcionaria, e para quem, de fato seria eficaz”.

A segunda mesa redonda deve ocorrer entre 14 horas e 15h30 e abordará o tema Segurança Pública, Prevenção e Estratégias sobre Políticas Públicas Sobre Drogas. Participam a subsecretária Cláudia Leite, o defensor público Edson Vander Assunção, Élcio Machado – Proerd, o delegado de polícia Carlos Brasil, o secretário municipal de Segurança Pública de São Sebastião do Paraíso, João Paulo Bueno, e terá como mediador Dilermano Augusto de Souza Júnior.

O evento se encerra com apresentação do Canil da Guarda Municipal, e coffee break.