Curral do conselho
A Prefeitura de São Sebastião do Paraíso concluiu na semana passada licitação para construir abrigo para animais. A vencedora foi Martins Construtora e Serviços, e o valor R$ 1.625.500,00. Será nas imediações do Aeroporto Regional Joaquim Montans Júnior. Será uma versão atualizada do antigo “Curral do Conselho” que havia na rua dos Antunes, fundos da antiga Prefeitura, à época na rua Dr. Placidino Brigagão, onde está edificado o Edifício Colinas.
Até que enfim
Animais soltos pelas ruas, praças e avenidas tem causado reclamações e acidentes não é de hoje. Semana passada uma paraisense em postagem em plataforma digital fez “contundente” cobrança, chamando às falas a administração municipal. Quando entrar funcionamento para lá serão levados animais apreendidos, e proprietários para retirá-los terão que arcar com despesas que incluem estada, transporte, multa, dentre outras, Há proprietários de animais que são useiros e vezeiros em deixa-los soltos, como se a cidade fosse um grande pasto. Três empresas participaram da licitação.
Como antes
A renovação e emissão de carteiras de identidade na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) em São Sebastião do Paraíso continua capenga, com filas de espera. Nada mudou depois de reportagem feita pelo Jornal do Sudoeste em 20 de janeiro deste ano, quando abordamos a insatisfação de pessoas que enfrentavam longas filas. Tudo continua como antes, e até a alegação é a mesma.
Com a barriga
Segundo informações prestadas pela UAI ao Jornal do Sudoeste, até o final de 2023 eram quatro atendentes, em janeiro de 2024 passaram a ser apenas duas, uma delas apresentando seguidos atestados médicos. A funcionária remanescente ficou encarregada do atendimento diário entre 46 - 56 pessoas. À época da reportagem, a informação é que seriam encaminhadas duas funcionárias para treinamento na ACADEPOL – Academia de Polícia Civil, em Belo Horizonte. Quatro meses depois, a UAI continua batendo na mesma tecla. Trocando em miúdos, empurrando a situação com a barriga.
Sem voz
As UAIs embora prestem serviços de caráter público, são terceirizadas. A de São Sebastião do Paraíso é gerida pela Central Shopping do Cidadão, responsável por outras unidades em Minas Gerais e também atua em outros municípios e estados. Em janeiro a situação foi comunicada à Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag). Observadores políticos lembram que o município anda sem voz junto ao Governo do Estado. Antes, casos semelhantes ao que tem ocorrido como a falta de funcionários na UAI, falta de contingentes na Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros eram resolvidos de um dia para o outro com um telefonema de Paraíso para Belo Horizonte. Ou da Assembleia para a Cidade Administrativa.
Foram presos
Quatro adultos foram presos e uma menor de idade de São Sebastião do Paraíso foi apreendida sexta-feira, 17 pela Polícia Militar em Bom Jesus da Penha. Foram pegos quando tentavam furtar gado em um sítio. Com o bando a polícia encontrou marreta, machadinha, afiador, quatro facas, coras e longa, comumente utilizados para abate e descarne de gado bovino. A proprietária do sítio disse aos policiais que a menor é sua neta. Tem base?
300 por dia
A abertura de empresas em Minas Gerais alcançou o melhor desempenho dos últimos seis anos no mês de abril, com a marca de 9.021 novos empreendimentos registrados no período. O número equivale a 300 empresas abertas por dia, superando em 27,6% a média de 2023, que foi de 235 constituições empresariais diárias. Os dados compõem o último relatório mensal da/ Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), entidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), responsável por movimentações como abertura, alterações e encerramentos empresariais.
MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 21 de maio de 1935 houve posse de Dr. João de Oliveira Brasil como 26º prefeito de São Sebastião do Paraíso. Foi nomeado pelo interventor Benedito Ribeiro Valadares. Advogado, ex-juiz de Direito em Paracatu, São Gonçalo do Sapucaí, Jacuí e Guaxupé. Foi delegado de polícia e escritor. Em seu mandato, de 21 de maio de 1935 a 08 de agosto de 1936, foram criadas escolas no Morro Alto e Fazenda Ressaca. (Extraído do livro Efemérides Paraisenses)