CURTAS EDIÇÃO

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 08-06-2024 01:59 | 1468
Foto: Arquivo

Acidentes
Acidentes envolvendo motos tem sido registrados com frequência em São Sebastião do Paraíso. Na da tarde de sexta-feira (7/6) até o fechamento desta edição pelo menos dois ocorreram. Um no cruzamento das ruas Tabajara Pedroso com Paulo Osias de Sillos. O outro foi na avenida Angelo Calafiori, a dois quarteirões da Praça Nossa Senhora da Abadia.

No mesmo local
Informação obtida por esta coluna, dá conta que vários acidentes vitimaram motociclistas na avenida Angelo Calafiori, são recorrentes nas imediações onde ocorreu o desta sexta-feira. A fonte ouvida pela coluna afirma que foram mais de meia dúzia, ao sugerir que autoridades levantem as possíveis causas.

“Semana da Bíblia”
Projeto de lei autoria do vereador Pedro Delfante que “institui no âmbito do município de São Sebastião do Paraíso a Semana Municipal da Bíblia”, a ser comemorada anualmente “nas escolas da rede pública na semana que antecede o segundo domingo do mês de dezembro”, deu entrada na Câmara Municipal e está em pauta para a sessão desta segunda-feira entre os novos projetos.

Ao Papa
É louvável a proposta do vereador, quando se pensa na necessidade de se incentivar que se trilhe “o caminho da verdade, da disciplina, do acerto”, através do estudo religioso, que tem este condão. No entanto, observa-se entendimentos contrários em casos análogos, como o da Procuradoria Geral de Justiça do Estado de São Paulo que quer proibir a obrigatoriedade de Bíblias em repartições públicas em São José do Rio Preto, com o argumento que o “estado é laico”. O presidente da Câmara naquela cidade, Paulo Pauléra não concorda com a Procuradoria, e promete enviar carta ao papa, criticando a ação.

Insolúvel
Além do perigo de ocasionar acidentes fatais, e da poluição visual causada, cabos e fios de empresas de telefonia e operadoras de Internet continuam se multiplicando em São Sebastião do Paraíso. O tema tem sido tratado constantemente pela Câmara Municipal, mas não conseguiu sensibilizar a Prefeitura para a solução do problema, a exemplo de outros, a que não se dá a mínima importância.

Vetou
O prefeito Marcelo Morais, conforme matéria publicada nesta edição, afirmou que não vai sancionar projeto de lei que regulamenta a emissão de ruídos sonoros excessivos, provenientes de escapamentos de veículos automotores, uma das maiores reclamações da população. O projeto aprovado em 3 de junho estabelece limites máximos de emissão de ruídos, e impõe penalidades severas aos infratores. O prefeito argumenta que já existe lei federal regulamentando o assunto.

Varada n’água
Marcelo explica que desde o início de sua gestão, em janeiro de 2021, foi estabelecida parceria na qual está inserida a Guarda Municipal, para combater esse tipo de infração. Como o barulho persiste, dia e noite, prejudicando a qualidade de vida da população, concluiu-se que a mencionada parceria foi o mesmo que varada n’água. Não funcionou nestes três anos e cinco meses. E pelo visto tudo ficará “como dantes, no Quartel de Abrantes”.

Erramos
Recentemente, aqui nas Curtas, informamos que o Clube das Acácias Fraternidade Universal, composto por um grupo de senhoras, esposas de maçons da centenária Loja Fraternidade Universal foi fundado em 2 de junho de 1979. Erramos. A fundação se deu em 2 de setembro daquele ano.

MEMÓRIA PARAISENSE
No dia 8 de junho de 1985, portanto há 39 anos, foi registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia – INMET a menor temperatura aferida no município até aquela data, - 4,8º ou seja, quase cinco graus negativos. (Extraído do livro Efemérides Paraisenses).