CURTA EDIÇÃO 2852

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 25-09-2024 13:13 | 1182
Foto: Arquivo

Digitalizar
Vereador Pedro Delfante indicou ao chefe do Executivo municipal a viabilidade de se proceder a digitalização de todo o arquivo municipal. Conforme ponderou, o objetivo é a economia de recursos, aumento da eficiência, e proporcionar maior praticidade à Prefeitura. Conforme prevê, a digitalização não apenas simplificará a gestão documental, mas também garantirá maior transparência e agilidade nos processos administrativos, beneficiando, tanto servidores, quanto os cidadãos. 

Turismo
Projeto de Lei que institui a Política Municipal de Turismo em São Sebastião do Paraíso, autoria do chefe do Executivo começou tramitar na Câmara na sessão de segunda-feira (23). A vereadora Cidinha Cerize sugeriu às comissões, sejam ouvidas pessoas envolvidas no setor, suas sugestões sejam debatidas, para que se possa aperfeiçoar e adequar o projeto da melhor forma. 

Provocado
Cidinha disse que foi convidada por uma família para visitar o aterro sanitário que sofreu incêndio de grandes proporções. Segundo ela, ficou evidente tratar-se de incêndio provocado. A irresponsabilidade causou danos para pessoas que residem nas proximidades e estão adoentadas. A queima de detritos gerou poluição que se espalhou pela área urbana de Paraíso, e a queixa é que o ar continua insuportável, ainda alguns dias depois.

Há dias
No aterro, segundo a vereadora, foi feita nova plataforma para onde estava sendo deslocado o lixo. De forma proposital foi colocado fogo. Bombeiros explicaram ter apagado o superficial, mas devido gases e material de fácil combustão, o previsto é que continuaria queimando por mais alguns dias. 

Conexão?
Chama a atenção e não se sabe se existe conexão entre as ocorrências, o fato de incêndios em locais onde há recicláveis, segundo afirma-se todos com indícios de serem criminosos. Recorde-se que no dia 15 de julho um depósito no bairro Village Paraíso onde havia fardos de plásticos e papelões e sucatas foi consumido pelas chamas. Poucos dias depois, houve incêndio em depósito na saída para Itaú de Minas. Felizmente a ação rápida conseguiu debelar o fogo. Há ocorrência de incêndio no mesmo tipo de material, em residência. 

Plano Diretor
“Não sei se estaremos aqui, mas nos próximos quatro anos o plano diretor de Paraíso precisa ser atualizado”. A afirmativa é do vereador Vinício Scarano, dita na sessão da Câmara, segunda, 23. Plano diretor, código de obras estão defasados, e são importantes para se fazer de Paraíso uma grande cidade, em sustentabilidade, uma cidade inteligente. Tem que envolver questões de acessibilidade, arborização. Gostaria de pedir novamente, seja montada comissão para atualização do plano diretor. Se não for ainda neste ano, no início de 2025, salientou. 

Tá sujo
O gabião pelo qual passa o Córrego Coolapa está com o leito cheio de mato, árvores e lixo. Dia desses tinha até sofá. Equivale dizer que no período chuvoso, que aliás é dos mais aguardados, poderá haver problemas de escoamento, o que sugere focos criatórios de insetos, dentre eles os temíveis transmissores da dengue que costuma fazer estragos. E tem sido assim, ano após ano. Falta de manutenção, que nesse caso significa gastos com atendimento na área de saúde, além de outras consequências danosas. 

MEMÓRIA PARAISENSE
Há exatos 35 anos, ou seja, 25 de setembro de 1989 foi fundado o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso – SEMPRE. O primeiro presidente foi o advogado Miguel Caparelli Júnior. Anos depois a entidade se tornou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Região Sudoeste. (Do livro Efemérides Paraisenses).