HOMENAGEM

Câmara aprova PL que nomeia CMEI em homenagem à professora Karina

Karina Rodrigues da Silva dará o nome ao CMEI do Jardim Diamantina, recém-construído pela Prefeitura de Paraíso
Por: Ralph Diniz | Categoria: Cidades | 13-03-2024 16:11 | 1098
Professora Karina faleceu por complicações do covid-19, aos 44 anos
Professora Karina faleceu por complicações do covid-19, aos 44 anos Foto: Divulgação

A Câmara de São Sebastião do Paraíso aprovou, por unanimidade,  projeto de lei que dá ao Centro Municipal Educacional Infantil (CMEI) do bairro Jardim Diamantina o nome da professora Karina Rodrigues Silva, falecida em 2021, vítima de covid-19. A votação ocorreu durante a sessão ordinária de segunda-feira, 11.

O autor do PL é o presidente da Casa, José Luiz das Graças, que apresentou a proposta de homenagem póstuma à professora devido à dedicação que Karina desprendia ao ensino das crianças e jovens paraisenses. “Ela amava sua profissão. Era uma jovem de muita garra, muito dedicada, mas que, infelizmente, a covid levou. Acredito que esta seja uma homenagem justa que a Câmara está prestando”, declara o vereador, que teve o projeto assinado por todos os demais colegas.

Karina Rodrigues Silva nasceu em 26 de março de 1979 em Itamogi. Filha dos lavradores Velsiano Rodrigues da Silva e Sebastiana Rosa Silva, a professora morou na comunidade rural dos Marques até 1993. No ano seguinte, mudou-se para São Sebastião do Paraíso juntamente com seus pais e suas quatro irmãs. No mesmo ano, a família toda sofreu um grave acidente de trânsito, onde uma das quatro filhas do casal perdeu a vida.

Aos 13 anos de idade, Karina conseguiu o seu primeiro emprego, em uma padaria. Em seguida, passou a trabalhar em uma fábrica de calçados. Porém, a jovem se encontrou profissionalmente aos 16 anos, quando assumiu o cargo de pajem na creche municipal Vinício Scarano, onde trabalhou por seis anos. A paixão pelas crianças era tão grande que ela chegava a cuidar de alguns alunos da creche aos finais de semana sem cobrar nada dos pais.

Em 2003, Karina seguiu para o CMEI Inês Ferreira Marcolini, no bairro São Judas, para atuar como babá, função que exerceu até 2007, quando se formou professora.   Desde então, ela trabalhou em várias escolas municipais e estaduais de Paraíso, além de atuar na Superintendência Regional de Ensino.

Amigos, alunos e colegas de profissão diziam que Karina era uma pessoa estudiosa, dedicada e que não media esforços para ajudar ao próximo – inclusive, por várias vezes tirando do próprio salário para ajudar alunos em situação de pobreza extrema, comprando materiais escolares, roupas e até alimentos.

Em junho de 2021, pouco antes de chegar a sua vez de se vacinar, Karina contraiu covid-19 e precisou ser internada na Santa Casa. A doença acabou se agravando e a professora foi entubada, passando 14 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na tarde de 11 de julho, ela acabou não resistindo à luta contra o vírus, deixando familiares, amigos e alunos enlutados. “Porém, Karina também deixou um legado muito grande para a nossa educação. Ela nos mostrou que, com amor, é possível transformar a realidade das nossas crianças dentro da escola”, conclui o presidente da Câmara.