POLEPOSITION

Bortoleto nos radares da F1, McLaren e Ferrari à caça da Red Bull

Por: Sérgio Magalhães | Categoria: Esporte | 08-09-2024 07:56 | 324
Gabriel Bortoleto comemora grande vitória em Monza na F2 depois de largar da 22ª posição
Gabriel Bortoleto comemora grande vitória em Monza na F2 depois de largar da 22ª posição Foto: Divulgação

Gabriel Bortoleto conquistou uma vitória espetacular na corrida principal da F2 em Monza, preliminar do GP da Itália de F1. Largando da última posição do grid, o brasileiro abriu caminho no pelotão até chegar à liderança e vencer com 8s de vantagem sobre o 2º colocado. De quebra, reduziu de 36 para 10,5 pontos a diferença para o líder do campeonato e entrou de vez na briga pelo título. Ano passado ele foi campeão da F3 em seu ano de estreia. Bortoleto já mostrou suas credenciais para ingressar na F1. Com a ida de Carlos Sainz para a Williams, e de Esteban Ocon para a Haas, o nome do brasileiro começou a ventilar nos bastidores da F1 como possível piloto da Sauber no ano que vem, embora Valtteri Bottas esteja bem cotado para seguir na equipe que terá o experiente Nico Hulkenberg recém-contratado.

A Sauber vive uma de suas piores temporadas na F1. A equipe está na lanterna do campeonato - única que ainda não marcou pontos - e Bottas e Guanyu Zhou estão constantemente entre os últimos. Por esse retrospecto não seria a melhor porta de entrada para qualquer novato sem nenhuma experiência com carros de F1, mas a escassez de vagas não permite escolhas. Se pintar a oportunidade é pegar ou largar.

A boa estreia do argentino Franco Colapinto na Williams, em Monza, chamado de surpresa e última hora para substituir o demitido Logan Sargeant até o final da temporada é uma prova de que oportunidades existem para ser agarradas com unhas e dentes.

Mas há luz no horizonte. Em 2026 a Audi vai entrar para a F1 assumindo o controle da Sauber quando também haverá profundas mudanças no regulamento da F1. É aí que está o boom da questão. Bortoleto teria uma temporada de aprendizado em 2025, sem cobranças, e começaria 2026 para valer ao lado do experiente Nico Hulkenberg. Os próximos dias vão revelar o futuro do promissor piloto brasileiro.

A Ferrari conquistou grande vitória com Charles Leclerc diante de milhares de torcedores em Monza, ao acertar na ousada estratégia de apenas uma parada para troca de pneus e surpreendendo a McLaren que terminou no pódio com seus dois pilotos. As duas equipes entraram de vez na disputa pelo Mundial de Construtores contra a Red Bull. A diferença já foi de 71 pontos cinco corridas atrás, mas nas últimas quatro provas, Hungria, Bélgica, Holan-da e Itália, a McLaren somou 143 pontos, a Fer-rari 105 e a Red Bull apenas 73. Restam 8 corridas até o final da temporada e a McLaren está apenas 8 pontos atrás da Red Bull e a Ferrari 39.  

O avanço da McLaren é impressionante. A equipe pulou de 3º para a vice-liderança nas últimas cinco corridas com Lando Norris e Oscar Piastri somando 85 pontos cada um. E até aqui a equipe tem mantido aberta a disputa entre seus pilotos, mesmo com Norris na condição de caçador ao líder do campeonato de pilotos, Max Verstappen.

Em Monza, Norris falhou mais uma vez na largada ao não converter a pole position em liderança na primeira volta e foi ultrapassado pelo companheiro de equipe que só não venceu o GP da Itália porque Leclerc assumiu o risco de levar a Ferrari até a bandeirada com apenas um pit stop. Há quem acredita que a McLaren não confia 100% em Norris na disputa pelo título contra Verstappen e prefere deixar a disputa aberta para não interferir no desenvolvimento de Oscar Piastri que seria uma aposta futura da McLaren e está apenas em seu segundo ano de F1. Piastri, que venceu o GP da Hungria, ocupa a 4ª colocação no campeonato com 197 pontos, 106 atrás de Verstappen e 44 de Norris. Matematicamente o jovem australiano tem chances de ser campeão, mas a lógica diz que a McLaren já deveria priorizar Lando Norris que está 62 pontos atrás do holandês (303 a 241), diferença que poderia ser menor se em Monza tivesse havido inversão de posições entre os dois pilotos diante das dificuldades que Verstappen enfrentou na corrida ao terminar apenas em 6º. Apesar da vantagem ainda ser confortável, os problemas que Verstappen tem enfrentado com a perda de desempenho da Red Bull, e o bom momento da McLaren, sugerem que o cam-peonato de pilotos também está totalmente aberto.